Tom Barros

Além da imaginação

Guarany 5 x 1 Horizonte. Ceará 5 x 1 Horizonte. Diante desses resultados no "estadual", o normal seria se pensar que o Fluminense, com três jogadores que já serviram à Seleção Brasileira, chamados por Felipão (Diego Cavalieri, Jean e Fred), daria um passeio no Horizonte. Não deu. Pelo contrário, Dico, Marciel, Diego Palhinha, Jajá e companhia, com futebol eficiente, surpreenderam o visitante. Confesso que jamais imaginei um resultado assim. O Horizonte está fazendo história na Copa do Brasil, principalmente quando diante dos grandes do Rio de Janeiro.

Leblon. O presidente do Horizonte, Paulo Vágner, está confiante com relação ao jogo de volta no Maracanã. Descontraído, brincou com os repórteres: "É uma oportunidade para rever o Leblon".

Copa do Brasil

Em 2011, o Horizonte, no Engenhão, Rio, empatou (1 x 1) com o Flamengo de Wanderley Luxemburgo e que tinha Léo Moura, Thiago Neves e Ronaldinho Gaúcho. O Horizonte treinado pelo mesmo de hoje, Roberto Carlos, tinha Valter, Siloé, Elanardo e Diego Palhinha.

Copa 2012

Na Copa do Brasil 2012, o Horizonte foi eliminado no Domingão pelo Palmeiras de Felipão (3 x 1), sem direito a jogo de volta. No Horizonte o técnico era o mesmo Roberto Carlos, que tinha no grupo Jefferson, Albano, Elanardo e André Cassaco.

"Havia muitos fotógrafos ao redor. Eles pediam para eu erguer mais a taça. Aí deu o estalo e eu a levantei sobre cabeça".

Hideraldo Luís Bellini
Capitão da Seleção Brasileira, campeã da Copa de 1958, sobre seu histórico gesto

O velho capitão

Fiquei triste com a morte do Bellini. Eu era seu fã incondicional. Liderança nata. Grande capitão das conquistas do meu Vasco da Gama/RJ na década de 1950. Perfeito no Super/Super Campeonato Carioca de 1958. Perfeito pelo Brasil na Copa de 1958.

Correção

Amanhã no PV o Fortaleza recebe o Guarany/S. O Bugre está bem. O Leão é líder, com mérito. Mas no jogo passado mostrou preocupante fragilidade na zaga central, máxime quando atacado em incursões aéreas. Guarany pode explorar essa parte.

De novo

Ceará que ontem enfrentou o Guarany/S, já amanhã pegará o Icasa em Juazeiro do Norte. Perfeitamente compreensível a escalação alvinegra com base na melhor condição física dos atletas. Em Natal havia gente se arrastando em campo.

Nível de seleção

Para valorizar a vitória do Horizonte, o pesquisador Airton Fontenele lembra que no Fluminense três atletas (Diego Cavalieri, Jean e Fred) já jogaram pela Canarinho na segunda fase do Felipão. Fred é titular. Jean atuou quatro vezes. Cavalieri jogou duas vezes.

Recordando. VI Copa do Mundo. Jogo Brasil 0 x 0 Inglaterra. Quarta-Feira, 11 de Junho de 1958. Estádio Nya Ullevi em Gotemburgo, na Suécia. Público: 40.895 expectadores. Na foto, a partir da esquerda: Nilton Santos, Orlando, um atacante inglês sendo desarmado por Bellini, que é observado por Dino Sani. Foi o segundo jogo do Brasil. Garrincha e Pelé ainda estavam na reserva.