Batido e abatido
Nada de presunção, nem de soberba, nem de arrogância. Colocar o Ceará como classificado antes do jogo de volta com o América/RN é produto da vantagem alvinegra quase inultrapassável. Ainda assim é preciso certa reserva. Afinal, o futebol há mostrado reviravoltas que sepultam a lógica, derrubam favoritos e exaltam os menos favorecidos. O América/RN tem história. Desalojá-lo de forma antecipada é afronta. Tem o América condições de tirar a diferença? Teoricamente não. Mas no futebol tudo é possível, mesmo quando um time parece batido e abatido.
Na medida. Quem sabe jogar revela seu talento nos mínimos detalhes. Danilo Rios sabe. O magistral passe, que ele deu para Edinho abrir o placar no Romeirão na vitória sobre o Icasa, é exclusivo dos artistas da bola. Imagens das Copas. 17.06. 2010. Estádio Soccer City em Johannesburgo, Copa do Mundo da África do Sul. Messi escuta instruções do técnico da Argentina, Diego Maradona, antes do jogo Argentina 4 x 1 Coreia do Sul. Os gols da Argentina foram marcados por Park Chu-Young (contra) e Higuaín, três vezes. O gol d Coreia do Sul foi marcado por Lee Chung-Yong.
Produção
Pelo que vi do América/RN no Castelão, as suas limitações são tão gritantes que mais animaram os alvinegros. Talvez isso, além do placar elevado, tenha produzido, junto à torcida, a euforia de passagem antecipada para a semifinal.
No embalo
O Ceará, que aplicou goleada no Horizonte, vai no embalo. Mesmo sem Samuel Xavier e Hélder Santos, não creio haja queda de desempenho nos dois setores. Marcos e Vicente, não faz muito, eram titulares absolutos.
A resposta de Felipe Amorim aos que criticaram sua contratação foi uma estreia convincente e com belo gol".
Evandro Leitão
Presidente do Ceará Sporting Club
No capricho
Gosto de ver jogar os que nas sutilezas fazem a diferença. E, por isso mesmo, recebem em campo a reverência dos companheiros e até dos adversários. Além de Danilo Rios, Marcelinho Paraíba. Com eles a bola parece ser objeto inteligente.
Demais
Não poderia escrever sobre talento sem dedicar tópico especial a Magno Alves. Com ele é assim: ora toque sutil; ora um canhão. Varia. As vezes o passe de calcanhar, como Sócrates; às vezes, o passe de frente mesmo, na medida, como fazia o folha-seca Didi.
Visita
Ótima a visita que o Cmte da Base Aérea de Fortaleza, Ten Cel Av Cláudio Sampaio, fez ao Sistema Verdes Mares. Explicou o período de transição por que passa a unidade. Ele gosta de futebol e estuda como poderá oferecer apoio logístico ao Calouros do Ar. Que bom!
Lembranças
Hoje, lembrei do Jackson de Carvalho, autor do Hino do Fortaleza. Homem bom. Estava inspirado quando escreveu: "Fortaleza, clube de glória e tradição; Fortaleza, tantas vezes campeão". No dia 15 de janeiro fez dois anos da morte dele.