Tom Barros

Cada vez mais líder

 

Fortaleza, sem afobações, construiu a vitória sobre o Icasa com a competência de quem sabia ser superior. E foi. O triunfo veio naturalmente. O gol de Edinho abriu o caminho e deu início a uma superioridade que conduziu o Icasa a ter mais consciência de suas limitações. Em nenhum momento o Verdão cuidou de apresentar qualquer sentimento capaz de levá-lo a reagir senão a uma aceitação tácita que mais se evidenciou após Marcelinho Paraíba fazer 2 a 0. O gol de Robert (3 a 0) foi apenas a coroação de uma vitória que deixa o Leão mais líder do que nunca.

O Destaque. Ricardinho, o nome da rodada. Não apenas pelos gols que marcou na vitória alvinegra sobre o Horizonte, mas pelo desempenho como um todo. Passes precisos, perfeita leitura do jogo. Bela apresentação. Recordando. Basileia, Suíça. 30 de maio de 2006. Kaká e Cafu pareciam participar da Dança dos Famosos do Domingão do Faustão. Valsa, tango, samba? Na verdade, Kaká (nº 8) comemora um dos gols que marcou no amistoso em homenagem ao centenário do FC Luzern e que também fez parte dos treinos do Brasil para a Copa da Alemanha. Cafu era capitão da Canarinho. O Brasil ganhou por 8 a 0.

Anotações

O gol mais bonito da rodada foi de Marcelinho Paraíba: drible curto, conclusão perfeita. // Pênalti claro de Jônatas em Edinho. Árbitro Helber Vieira passou batido. /// Robert, 16 gols, artilheiro do Brasil, apesar de ter perdidos outras boas chances.

Destravou

Sequência de três empates vinha incomodando os leoninos. A torcida esboçava sinais de descontentamento. Nas entrevistas, Max Oliveira, Cametá, Marcelinho e Robert só falaram em compromisso com a vitória. Destravou.

Nosso time veio com proposta de vitória. Ganhamos quando colocamos a bola no chão, que é o que a gente sabe fazer".

Robert
Atacante do Leão

Serenidade

O Ceará foi tão superior ao Horizonte que nem precisou de maiores esforços para a edificar o elástico placar de 5 a 1. E poderia ter sido bem mais, caso Tadeu não tivesse desperdiçado tantos gols. Helder fez boa partida no apoio pelo esquerda. Souza voltou a jogar bem.

Ausência

O Horizonte ficou todo atrás. Sem André Cassaco, perdeu muito o poder ofensivo, praticamente limitado a Marciel. Um chute de Jajá na primeira fase. Nada mais. Na fase final, Marciel fez o gol dele. Andorinha só. Horizonte foi sufocado pelo Vozão.

Estreia

Felipe Amorim substituiu Magno Alves. Mesmo durante o pouco tempo em que esteve em campo, Felipe Amorim mostrou qualidades que o credenciam a voos mais elevados em Porangabuçu. Além disso, marcou belo gol. Deixou ótima impressão na estreia.

Dois pontos

O Guarany/S encostou. Com a vitória sobre o Guarani/J, na classificação o Bugre perde para o Leão pela bonificação (2 pontos) que o Fortaleza ganhou na conquista do turno. Têm o mesmo número de vitórias, mas o Fortaleza tem também melhor saldo gols (8 a 6).