Tom Barros

''

Outra vez Ceará

Nem tempo de piscar os olhos. Bola que rola outra vez para o Vozão hoje, 20h20, no Castelão. É sério, amigo. Dosar energias diante do Guarani de Juazeiro, mas sem perder o compromisso com a vitória. E já domingo o outro Guarany pelo caminho. É campeonato de futebol ou maratona? As duas coisas. O Guarani é lanterna, anda muito mal. Não ganhou de ninguém neste turno. Hora, pois, de o Vozão poupar jogadores essenciais. Opções há no elenco. Não é jogo para Magno Alves. Ceará sem direito a vacilos, pois seus cinco pontos representam margem de erro muito reduzida.

Desabafo. Após a goleada do Ceará sobre o América o alvinegro Souza rebateu críticas e disse que nem Jesus Cristo agradou a todos. Souza produziu melhor e pode produzir mais ainda. Mas precisa ter humildade e reconhecer: antes não vinha bem.

Diferença

A propósito de Ceará, incrível como produz mais na Copa do Nordeste. No certame estadual, fez apenas partidas razoáveis. Na Copa, show de bola sobre o Vitória/BA e show de bola sobre o América/RN. Dá para explicar? Coisas do futebol.

Força sobralense

Retomada do Guarany: empates com Ceará, Guarani e Fortaleza, goleada sobre o Horizonte e vitória sobre o Icasa. Quando não é Furlan, é Tininho. É coisa do passado a frustração imposta pelo Santa que o eliminou da Copa do Nordeste.

"Para mim, o Brasil será campeão do mundo. Aí estarei realizado. É o que mais sonho: ter o Brasil campeão aqui dentro".

Ronaldinho Gaúcho
Meia, quando em 2013 convocado por Felipão; Para o amistoso com a Inglaterra. Mas nos bastidores já se tem como certo que Felipão não o chamará para a Copa

Curiosidade

Segundo levantamento feito pelo pesquisador Homero Benevides, pela primeira vez, desde o ano 2000, a temporada de 2014 da Fórmula 1, que começará domingo, dia 16, não terá um piloto brasileiro no comando de uma Ferrari. Antes fora assim: de 2000 a 2005, Rubens Barrichello. De 2006 a 2013, Felipe Massa.

Cafu

Dos 233 brasileiros que atuaram nas 19 Copas, apenas Djalma Santos, Pelé e Cafu jogaram em quatro. Djalma (1954/58/62/66) foi bi 1958/62; Pelé (1958/62,66,70) foi tri 1958/62,70); Cafu (1994/98/02/06) campeão em 1994 e em 2002. Cafu foi o que mais atuou em Copas (20 jogos). Dados de Airton Fontenele.

Tudo a ver

O Fortaleza tem apresentado ritmo de jogo muito bom, do começa ao fim das partidas. O desempenho decorre do sério e criterioso trabalho profissional dos preparadores físicos Roger Gouveia e Celso Filho. São dois jovens formados aqui na terrinha, atualizados com o que há de mais avançado no setor dentro e fora do Brasil.

Recordando. Recebi do leitor João Ernani Furtado (joaoernanifurtado@yahoo.Com.Br): "Estou orgulhoso e feliz pela inauguração do CT do CEARÁ, mas triste pela falta de memória dos que homenagearam ex-presidentes. Esqueceram Elias Bacha e o dr. João Batista Furtado. Este foi presidente alvinegro (1936/37 e 1943/46). João inclusive comprou o terreno onde ainda hoje o Ceará treina. E criou para administrar esse bem a Associação Desportiva dos Amigos do Ceará, que pode fazer tudo com o campo, menos vendê-lo (forma de preservar esse patrimônio). Na revista Grandes Clubes Brasileiros (1972), o dr. João Furtado é denominado Presidente do Estádio. A revista conta a historia da compra do Estádio". João Batista Furtado era pai do leitor que teve também um irmão vice do Franze Morais, o dr. João Hildo Furtado.