Tom Barros

Última rodada

Icasa (23 pontos), Quixadá (20), Itapipoca (20) e Ferroviário (18) entram na rodada do fim de semana sob a natural apreensão de quem deixou tudo para a última hora. A situação menos complicada é a do Icasa, pois basta empatar com o Itapipoca para ganhar a quarta vaga no hexagonal. Portanto, não depende de terceiros. O Itapipoca, mesmo se ganhar, poderá ficar fora do G-4, pois dependerá do saldo de gols e ainda do resultado de Quixadá x Ferroviário. Se o Quixinha ganhar, dependerá do resultado do Icasa. Portanto, total interdependência que não permite antecipações.

O artilheiro. No Horizonte, André Cassaco prova mais uma vez a sua vocação para o gol. Artilheiro do certame com onze tentos assinalados, até aqui ninguém brilhou mais do que ele na hora de concluir as jogadas. Recordando. 1979. O colaborador Sérgio Castelo Branco Pinheiro mandou-se cópia do bilhete da Loteria Federal no qual a Caixa Econômica homenageou o Ceará Sporting Club, campeão cearense de 1978. A extração realizou-se às 18 horas do dia 12 de setembro de 1979. Na verdade o Ceará fora tetracampeão estadual em 1978, mas o bilhete de 1979 registra apenas o título de campeão.

Esperança

O Ferrão vive a situação mais difícil. Terá de ganhar do Quixadá e torcer por um tropeço do Itapipoca. Só ganhar do Quixadá não lhe basta. Já o Itapipoca tanto pode subir para o G-4 (mas aí terá de golear, pois seu saldo é menos cinco) como pode ser rebaixado. Incrível.

Outros

Também alcançaram alto índice de aproveitamento nas conclusões: Robert (Fortaleza), Waldison (Fortaleza), Netinho (Guarani/J), Marciel (Horizonte), Cleiton (Quixadá) e Dico (Tiradentes).

"O Itapipoca está complicado. É a terra dos Três climas sob ameaça de uma faca de três gumes: Icasa, Quixadá e Ferroviário".

Bechara

Comentarista (em tom de Brincadeira, criou essa figura sobre o tríplice risco do Ita)

Ao vivo

TV Diário mostrará ao vivo, domingo, a partir de 15h45, o jogo Guarany x Ceará, direto do Junco em Sobral. Em razão disso, o programa Debate Bola somente começará às 21 horas (nove da noite). Mais um show de cobertura esportiva do Canal 22.

Nova dimensão

Com o Guarany x Ceará será possível se ter uma ideia do nível da disputa do turno final. Sem os dois, a crônica e a torcida teoricamente admitiram que o padrão da primeira fase do "estadual" seria baixo. Tudo bem, concordo, mas a prova só será tirada em campo.

Superior

Tomando-se por base as campanhas de Guarany e Ceará na Copa do Nordeste, é notória a superioridade do Ceará, pela estrutura, elenco e opções. Mas no Bugre está o técnico Vladimir de Jesus, que conhece bem o Vozão, pois, durante bom tempo, foi preparador físico do clube.

Coleção onzena

A editora Armazém da Cultura publicou três obras que contam a história do Fortaleza, Ferroviário e Ceará. Pesquisa criteriosa do escritor Airton Farias que, no livro do Leão, teve a parceria de Vagner Farias. Excelente contribuição à memória do futebol cearense.