Tom Barros

Margem reduzida

Agora na Copa do Nordeste a margem de erro fica reduzida a quase nada. Uma erro no mata-mata pode ser fatal. Daí as precauções do Ceará no Pituaçu. A proposta do alvinegro, até pelo elenco que tem, é sempre ofensiva. É da natureza do grupo e vocação de seu treinador. Quem conta com Souza, Leandro Brasília, Ricardinho, Rogerinho, Magno Alves, Bill, Tadeu, não pode ficar atrás. Mas cuidado para não fragilizar a marcação. A fase mata-mata é cruel porque muitas vezes castiga com eliminação quem desperdiça a mínima chance. Não ha favorito nesta fase.

Ascensão. Tenho gostado muito da participação de Leandro Brasília na formação do Ceará. Somente em poucas partidas ele não produziu a contento. Na maioria, deu conta do recado. Amanhã será importante seu papel. Recordando. 1949. Ceará. A partir da esquerda (em pé): Charutinho, Deefeito, Alfredinho, Pipiu e Mitotônio. Na mesma ordem (agachados): Jorge, Pedro Matos, Rodrigues, Sebastião, Coimbra e Arroz. Em 1956, Pipiu foi campeão cearense pelo Gentilândia. Após encerrar a carreira, Pipiu trabalhou como sapateiro na Gentilândia. Conheci também o filho dele, Raimundo Pipiu, que jogou pelo Ceará. (Colaboração de Eugênio Bezerra).

Interessante

Interessante: o Ceará foi o primeiro do Grupo C e o Vitória foi o segundo do Grupo A. Mas o Ceará levou a melhor apenas no saldo de gols. Ambos obtiveram onze pontos, três vitórias e dois empates. Apenas no saldo de gols o Ceará foi melhor: seis do Vozão; quatro do Vitória.

Duas frentes

O Ceará teve folga de uma semana. O Vitória encarou o "Estadual" de lá: ganhou do Serrano (1 x 4) no domingo passado e na quinta ganhou da Catuense (2 x 0). Detalhe: usou um misto contra a Catuense. Poupou o time para enfrentar o Ceará.

Vamos reivindicar? Vamos, mas vamos reivindica sempre, não agora que temos o momento de faturar".

Pelé

Sobre protestos preparados para o período da Copa (citado no Estadão e na Veja)

Mundão

Não é a primeira vez que o Guarany encara o Santa no Mundão do Arruda. E nunca fez feio lá. A rigor, o Bugre de Sobral é a maior surpresa da Copa do Nordeste. De azarão do Grupo D (Náutico, Sport e Botafogo), saiu líder. Agora, no mata-mata, mais um time pernambucano no caminho.

O Santa

Vica poupou atletas na derrota para o Porto na quarta. Mas para enfrentar hoje o Guarany tem Natan, Carlos Alberto e Gamalho à disposição. Pressionado pela torcida em casa, o Santa terá de subir e abrir a guarda. Jogar no erro do Santa pode ser uma boa para o Guarany.

Notas & notas

Amanhã, o programa Debate Bola volta a ser levado ao ar às 20 horas na TV Diário. Não esqueça: 8 da noite. /// Hoje, às 16 horas, ao vivo, com exclusividade, a TV Diário mostra Horizonte x Ferroviário. Desesperada luta coral para fugir do rebaixamento.

Punguistas

A revista France Football fez duras críticas ao Brasil pela desorganização e medo, a poucos meses da Copa. Não tiro a razão dos franceses. Há apreensão aqui. Mas a França atual também não é exemplo para o mundo. A Paris de hoje é a cidade dos punguistas.