Três rodadas finais
Quem vai ocupar as últimas vagas no G-4 nesta fase classificatória do Campeonato Cearense? Ainda não é possível responder. As variações são muitas, decorrentes mesmo da irregularidade de produção dos concorrentes. Estas três rodadas derradeiras ganharam maior importância porque os times seguem muito próximos, já pelas colocações e pontos conquistados: Horizonte, Icasa, Quixadá, Itapipoca... Não imaginei que o certame ganharia tanta consistência na reta final. Os times intermediários engrossaram o pescoço. E agora é impossível uma antecipação sobre o que poderá acontecer nestes momentos de definição. Todos estão muito parecidos.
Rigor
Está na hora da aplicação de maior rigor na liberação desses estádios que não estão à altura de uma competição profissional. O Estádio Perilo Teixeira, em Itapipoca, também precisa de uma reforma. Não há mais como tolerar fatos assim. E com a televisão levando ao vivo para todo o Brasil imagens da desídia.
Melancolia
No dia 22 de fevereiro, um sábado, Tiradentes e Crato farão o jogo dos rebaixados. Despedida melancólica. O Tigre planejara G-4, mas viu ruir todos os objetivos. Incrível é que, de acordo com a programação da FCF, haverá transmissão ao vivo pela televisão. Deus meu, será que não dá para tirar da grade? Sim, certamente.
Descaso
O Estádio de Quixadá já foi chamado de Luciano Queiroz, Imigrantes e José Baquit. Agora é chamado de Estádio José Antonio Abílio de Lima, o Abilhão. Terei esquecido algum nome? Creio que não. Pelo visto, o desprezo e o desrespeito a esta praça esportiva vêm desde o batismo. O que ocorreu no jogo Quixadá 0 x 1 Guarani é uma vergonha: falta de ambulância, refletores apagados, gramado irregular, atraso no início do jogo. É isso futebol profissional? É isso Série A da Campeonato Cearense? E a Prefeitura de Quixadá? Pelo que aconteceu no Abilhão, já se vê.
Recordando. Fortaleza. 1983. A partir da esquerda: (em pé) Caetano, Tadeu, Serginho, Chagas, Salvino e Clésio; agachados: Edson, Wescley, Luizinho das Arábias, Marquinhos e Edmar. Mascotes: o segundo é meu amigo Luís Eduardo Girão. O de camisa de goleiro é Edmilson Neto, economista que trabalha no Ministério da Agricultura em Brasília. (Colaboração de Adonias, pai do Edmilson).
Pênalti
Clodoaldo, jogando pelo Quixadá, perdeu um pênalti e a oportunidade de colocar o Quixinha no G-4. Perder pênalti todo mundo perde. Mas me chamou atenção o alto índice de pênaltis perdido no futebol cearense neste início de 2014. Em poucos dias, Magno Alves e Rogerinho perderem pênalti pelo Ceará. Cuidado para a exceção não virar regra.
Crateús
A Taça Brasil de futsal, de 6 a 12 de abril, será em Crateús no Ginásio Deromi Melo. Crateús e Horizonte representam os cearenses. Presença também dos principais times do Brasil, integrantes da Liga Futsal: Carlos Barbosa (RS), Krona (SC), Minas (MG) e Copagril (PR). Será a primeira competição oficial da CBFS este ano.
"Muda a forma da competição, muda a forma de pensar. No início o Guarany era dado como mero participante; hoje é um time classificado”.
Vladimir de Jesus
Técnico do Bugre, analisando a imagem que sua equipe tinha e a imagem positiva de hoje