Tom Barros

Um volante. Por mais que os demais companheiros de meia-cancha procurem ajudar, há sempre uma sobrecarga no especialista quando o time usa só um volante. Caso para refletir. João Marcos é o especialista. Logo...

Recordando. Os arquivos de Mena Barreto fizeram história no rádio cearense. Durante muitos anos, nas décadas de 1950 e 1960, ele selecionou os gols que iam compor o "Revivendo a Rodada", levado ao ar pela Rádio Uirapuru, na época pertencente ao saudoso José Pessoa de Araújo. Os programas eram arquivados pelo Mena, que assim compôs acervo extraordinário com a vozes famosas de narradores como Jaime Rodrigues, Ivan Lima, José Cabral, Palmeiras Guimarães, José Monteiro, José Santana (foi narrador e comentarista), Maurício de Carvalho, Júlio Sales, Vilar Marques, Bonifácio de Almeida, Moésio Loyola, dentre outros. Mena morreu faz anos. Não sei que fim levou esse arquivo. A Liana Barreto, filha do Mena, mandou-me uma foto dele para publicação, mas não foi possível porque veio em baixa resolução. Espero contato, Liana.

Na burocracia

O líder, Fortaleza; o lanterna, Crato. Extremos que se encontraram e desencontraram. Leão burocrático. Crato com suas limitações. Ainda assim foi o Crato que criou primeiro duas situações de gol, mas Romário as desperdiçou. Time grande é outra coisa: o Fortaleza respondeu com Waldison, 1 a 0. Na fase final, a entrada de Radar e a ida de Fernandinho para a meia fizeram crescer o Leão, que assumiu o controle total da partida e criou muitas chances de gol. Resultado: Marcelinho fez 2 a 0. E poderia ter feito mais. Já na reta final, Serginho, em bela cobrança de falta, diminuiu o placar (2 a 1). Leão ganhou sem maiores esforços. A meu ver, houve até uma certa acomodação do Fortaleza na fase inicial. Deu para os gastos. Foco agora, para valer mesmo, é o segundo turno que terá Ceará e Guarany/S.

Rodada

Vitória do Guarani/J (1 x 2) no Itapipoca, dentro do Perilão, aliviou a barra do técnico Maurício Silva e quebrou a sequência de vitórias do técnico Argeu. Resultado: Guarani volta ao G-4 e manda o Itapipoca para a sexta colocação. Incrível.

Rodada II

Surpresa não foi a vitória do Quixadá sobre o vice-líder Icasa, mas a goleada (4 x 1). Consequência: embolou tudo. Aliás, final de semana para o Verdão foi terrível. Além da derrota, a desesperança no caso de Luan no Tapetão. Foi dose.

"O segundo turno vai ser difícil. Vamos nos programar. Queremos grandes vitórias como na primeira fase".
Ricardo, goleiro do Fortaleza
analisando a classificação e primeira colocação antecipadas

Desgaste

O Vitória, adversário do Ceará na Copa do Nordeste, estreou ontem no "Baianão". Foi a Teixeira de Feitas, distante 811 km de Salvador. Fretou avião para evitar o desgaste de longa viagem de ônibus. Ainda assim, melhor para o Ceará que segue só em uma frente, o Nordestão.

Duas frentes

O técnico do Vitória, Ney Franco, tem estratégia para enfrentar a maratona de duas frente (Nordestão e Baianão: poupar atletas, não na Copa do Nordeste, claro. No Vitória estão Defendi, Juan, Cáceres, Escudero, Mauri, Marquinhos, Dinei... Bons jogadores.

Renhidas disputas

O Guarany de Sobral há muito vem encarando com altivez os times pernambucanos. Com o Santa, quando ambos estavam na Série D, houve renhidas disputas. E o Bugre levou vantagem. Agora, pela Copa do Nordeste, mais um mata-mata. Equilíbrio.

Conhecidos

O Guarany enfrentará um Santa que tem velhos conhecidos daqui: Vica (ex-técnico do Fortaleza), Tiago Cardoso, Oziel, Panda, Raul, Léo Gamalho e Pingo. O Santa tem também o desgate de duas frentes, pois ontem estreou no certame pernambucano.