Respeita Januário
"De Taboca à Rancharia, de Salgueiro à Bodocó, Januário é o maior!" No comentário de hoje, peço emprestado esse trecho da música composta por Humberto Teixeira e imortalizada na voz Luiz Gonzaga, numa homenagem ao sanfoneiro Januário, pai do Gonzagão. Assim também rendo homenagens ao ex-volante Januário que há alguns anos tanto brilhou no Ceará e, na época, foi o maior e melhor na sua posição. Januário teve a ideia de realizar o Jogo da Amizade. Logo recebeu o apoio de Marcos Gaúcho, presidente do Sindicato dos Atletas. Um sucesso. Confraternização de atletas e ex-atletas no PV, com doações para entidades carentes. Januário exteriorizou o elevado sentimento de solidariedade. Marcos Gaúcho o acompanhou. Agradeço as homenagens.
Recordando
A partir da esquerda: Alexandre Filho, o ex-jogador Alexandre Nepomuceno e Cristiano Santos (Memofut/CE). Amanhã, às 9h30, na sede provisória do Memofut (Rua Padre Francisco Pinto, 76, perto do PV), a homenagem a Alexandre Nepomuceno, zagueiro grande capitão do Ceará tricampeão 1961/62/63. Alexandre brilhou também na Seleção Cearense. Ficou famoso ao marcar Pelé no PV e despertar no Santos o interesse em contratá-lo.
Outro clima
Numa festa de atletas e ex-atletas, o reencontro com tanta gente boa. E o papo de futebol em outro clima. Maizena, Iarley, Sérgio Alves, Júnior Pipoca, Bechara, Petróleo, Cleison, Valdir Papel, Fernando Henrique, Dimas Filgueiras, Lula Pereira, Gilmário, Ronaldo Salviano, Reginaldo Cara de Gato... Lamento não haver espaço para todos os nomes.
Para cima
Na conversa com Dimas Filgueiras, pude concluir que há otimismo no Ceará com relação ao time para 2015. Já o treinador Lula Pereira deixou claro que os nossos times avançaram muito nas estruturas ora oferecidas aos seus jogadores e às comissões técnicas. Citou o Ceará de agora e o Ceará de seu tempo. Hoje as condições de trabalho são muito superiores.
Talento
Fiquei impressionado com o ex-jogador Cleison, que no Jogo da Amizade encantou pelo ritmo, passes precisos, cadência de jogo e elegância. Com seus 42 anos, ainda mostra mais talento que muitos profissionais jovens que estão em ação. Um fôlego invejável. Cleison é também um ser humano admirável. Gostei de revê-lo na festa.
Revelação
Lula Pereira disse que há mais de trinta anos milita no futebol cearense e só agora recebeu a primeira homenagem em reconhecimento. Daí a maior emoção. Também feliz ficou quando Iarley revelou um fato que ninguém sabia: "Ainda adolescente, ao pedir um chance nas bases do Ceará, foi o Lula quem primeiro me viu e aprovou".
Ao vivo
O técnico Arnaldo Lira estará domingo próximo no Debate Bola (TV Diário). Falará sobre seu projeto no Horizonte e sobre como pretende surpreender os favoritos. Lira, também chamado de "Bocão", tem melhorado muito o controle de seus impulsos durante os jogos, mas ainda não consegue segurar o grito na hora em que os meninos erram. É o estilo dele.
Substituições
Quando de um ano para outro há mudança de elenco, logo se renova a esperança de que tudo irá melhorar. Nem sempre isso acontece. Se é para substituir, que o processo seja feito de forma inteligente, com o substituto sendo melhor que o substituído. Exemplo: para a posição de Guto, venha um jogador no mínimo com qualidades semelhantes. Mas o ideal mesmo seria substituí-lo por um jogador de qualidade superior. Isso nem sempre é possível, mas não custa nada tentar.