Fora da Capital
Time do interior ganhar título de campeão cearense parece utopia. É algo tão difícil que em quase cem anos de competição só times da Capital conquistaram o "caneco". Horizonte faz parte da região metropolitana. Não é interior, mas não é Capital. Lá está Arnaldo Lira, técnico que, no comando de um time do interior baiano, desbancou os famosos Vitória e Bahia. Lira, em 2011, comandava o Bahia de Feira de Santana. Decidiu o título com o Vitória. No jogo de ida, em Feira, 2 x 2. No de volta, no Barradão, o Vitória jogava pelo empate, mas o time de Lira ganhou (2 a 1) e fez a festa de campeão na casa do adversário. O Vitória era dirigido por Antonio Lopes e tinha Nikão em forma. Lira quer surpreender aqui também. Não duvidem do propósito dele.
Recordando
Década de 1970. Estádio Castelão. A partir da esquerda: Edmar Araújo, Mano e Da Costa. Detalhes: Edmar Araújo foi um dos maiores ganhadores de títulos do futebol cearense. Hoje Edmar é treinador. Confesso que, mesmo vendo a foto, não lembro bem da passagem de Mano pelo Vozão. João Rodrigues da Costa mora em Fortaleza. Faz tempo não o vejo. Vou combinar com o Daniel Campelo uma visita do Da Costa ao Debate Bola (TV Diário).
Virada
O mais incrível desse feito de Lira em Salvador foi o fato de o Vitória, em casa, jogando pelo empate, ter saído na frente com gol de Geovanni aos 15 minutos do primeiro tempo, mas não segurou. O Bahia de Feira empatou com gol de Alysson (45 do 1º tempo) e virou o jogo com gol de João Neto (21 minutos do 2º tempo). Lira, campeão baiano com um time do interior.
Elenco
O Horizonte terá elenco capaz de encarar o Ceará, que tem melhor estrutura e suporte financeiro? Terá condições de montar time pare enfrentar o Fortaleza que Marcelo Chamusca está preparando? Teoricamente, o Horizonte, pelas limitações de investimento, pode até não alcançar o nível financeiro dos adversários, mas Lira sabe tirar leite de pedra. A conferir, pois.
Contratações
Prefiro assim, sem alardes, sem mirabolantes promessas. Às vezes quem chega sem badalação produz mais. Saber contratar é uma arte. Contratar em profusão é desperdício. Contratar na medida certa é segredo de poucos. Contratar pacotes é esperteza de muitos. O pior das contratações é o intermediário parasita: ganha dinheiro no papo.
Grande capitão
Sábado, dia 13, às 9h30, o Memofut/CE fará uma homenagem ao grande capitão do Ceará Sporting Club na década de 1960, ex-zagueiro Alexandre Nepomuceno. O evento acontecerá na sede provisória da entidade, na rua Padre Francisco Pinto, número 76, a meio quarteirão do PV. Imperdível.
Ao vivo
O técnico Arnaldo Lira estará domingo próximo no Debate Bola (TV Diário). Falará sobre seu projeto no Horizonte e sobre como pretende surpreender os favoritos. Lira, também chamado de "Bocão", tem melhorado muito o controle de seus impulsos durante os jogos, mas ainda não consegue segurar o grito na hora em que os meninos erram. É o estilo dele.