Tom Barros

Promessas de campanha

No futebol cearense jamais uma eleição foi tão badalada quanto a da diretoria do Fortaleza no pleito ontem realizado. Foram espaços generosos na mídia, desde o primeiro debate realizado pela TV Diário no dia 16 de novembro. Depois se seguiu ampla exposição nos jornais e emissoras de rádio e televisão, além das fartas mensagens nas redes sociais. Jorge Mota foi ungido pela urnas. Dele o mérito de em 2002 ter levado o Leão à Série A. Agora, dentre seus objetivos, um deles me parece sobrepujar os demais: o de subir o time para a Série B nacional. A torcida não mais suporta a cruz pesada de tanta humilhação. Antes, porém, a luta para evitar o penta do Ceará. Começa para Jorge o momento mais importante: transformar em realidade as promessas de campanha.

Recordando

A partir da esquerda: Dom Giovanni e Cristiano Santos (do Memofut). Em 1998, a equipe da TV Diário foi homenageada por Dom Giovani na Praia do Iguape. Agora, dezesseis anos depois, Cristiano Santos esteve lá e encontrou tudo como aconteceu na época, ou seja, as placas todas com os nomes dos cronistas lá permanecem: Gomes Farias, Sérgio Pinheiro, Ribamar Bezerra, Júlio Sales e o colunista. (Acervo do Memofut).

Grave engano

O Ceará inicia o processo de avaliação, visando a fazer as devidas correções para 2015. Ouvi opiniões variadas. Alguns entendem que o Vozão terá de montar um time à altura da Série B. Aí está o engano. Grave engano. Na verdade, se montar um time padrão Série B, da Série B não sairá. Correto será montar um time Série A. Aí, sim, terá sobras para a superação.

Investimento

Para o Vozão montar um time padrão Série A, haverá necessidade de maiores aportes financeiros. Nesta parte, é bom não confundir despesa com investimento. Quem investe bem tem retorno garantido. Limitar-se a montar time padrão Série B é aceitar a incômoda e perpétua permanência no patamar inferior do futebol brasileiro. Não sairá disso.

Uma vaga certa

Se a tradição for mantida em 2015, a equipe grande que desceu da Série A para a Série B em 2014 terá sua vaga de volta. Foi assim com o Vasco da Gama este ano e, certamente, assim será com o Botafogo de Futebol e Regatas no próximo ano. Os demais 19 clubes teoricamente já sabem: terão à sua disposição apenas três vagas. Uma a menos, pois.

Mais aperto

É bom lembrar que outro time grande ainda está a perigo: o Palmeiras. Definição na última rodada, dia sete próximo. Lembrando que o Palmeiras sofre a concorrência de Vitória e Bahia na luta para escapar do rebaixamento. De uma coisa temos convicção: a Série B 2015 será muito mais complicada e difícil do que a de 2014.

Mais votado

Numa votação feita com integrantes do programa Debate Bola (TV Diário), o técnico Marcelo Chamusca saiu vencedor, apontado como o melhor treinador do ano. Ele recebeu dois votos. Sérgio Soares, ex-técnico do Ceará, recebeu um voto. Vladimir de Jesus também recebeu um voto. Qualidade de Marcelo mais elogiada: o apoio que ele dá aos jovens que saem das bases.

A volta do Calouros

Sábado passado, no "B-25", eu e o comunicador da Verdinha, Sílvio Augusto, dentre outros, fomos homenageados pelo Curso Mauhel. Agradecimentos ao Maj. Brigadeiro Moacir Mesquita, ao Ten. Cel Hélcio Cunha e ao SO Antonio Matias Pedrosa. No encontro, ouvi do CMTE da Base Aérea de Fortaleza, Cel. Av Cláudio Sampaio, a informação de que o Calouros do Ar poderá ter melhor suporte em 2015. Hélcio já foi presidente do Calouros. Tudo ainda está em fase de avaliação.