Fim de linha
Termina hoje a Série B. Começou no dia 18 de abril. O Icasa estreou bem, empatando com a Ponte Preta em Campinas (1 x 1). O Ceará estreou no dia seguinte, ganhando do Oeste no Castelão (1 x 0). Nesta última rodada, o Icasa já entra rebaixado; o Ceará se segura nas remotas esperanças. Classificados apenas Joinville, Ponte Preta e Vasco. O Boa tem a vaga na mão. Depende só dele. Depois, a fila de desesperados, numa interdependência jamais vista. Todos interligados pelo desejo de fracasso dos concorrentes, ou seja, cada um tendo de fazer a parte que lhe cabe, mas, ainda assim, insuficiente se o time da posição superior também obtiver o resultado de que precisa. Fim de linha, para mais ou para menos, como na linguagem das pesquisas eleitorais.
Recordando
Estádio Mauro Sampaio em Juazeiro do Norte. Reencontro de dois ex-jogadores que deixaram a marca de seus talentos no Icasa. A partir da esquerda: Val, que foi goleiro eficiente, e Agenor. Detalhe: Agenor é irmão dos também ex-jogadores Catolé e Pacoti. Val teve passagem marcante pelo time do Quixadá, onde foi titular absoluto por vários anos. Narrei muitos jogos em que Val e Agenor tiveram ótimas participações.
É loteria
O caso não se trata de acreditar ou não na classificação do Ceará. Todos sabem que é muito difícil o Vozão ganhar a vaga. Mas é possível. É loteria. Vejam a mega-sena. Quem aposta sabe que sua chance é uma em um milhão. Mas toda quarta e sábado há gente nas casas lotéricas. Acumula, acumula, mas sempre aparece um que acerta.
Trem de tropeços
Na rodada, importante é o Icasa. À espera da vitória do Verdão sobre o Boa Esporte estão Atlético/GO, Avaí, América/MG e Ceará. Confira: o Boa não depende de ninguém. O Atlético depende do Icasa; o Avaí depende do Icasa e do Atlético; o América depende do Icasa, do Atlético e do Avaí; o Ceará depende do Icasa, do Atlético, do Avaí e do América.
Pelé e o mundo
O prestígio do "Rei" está mais evidenciado nesta sua internação. Todos os principais jornais e sites do planeta dedicam espaços, focalizando o momento por que passa Pelé, numa UTI, vítima de problemas renais. Sou fã incondicional do "Rei". Eu o entrevistei vários vezes. Ele é simpático, solícito, agradável. Torço por sua recuperação. Meu ídolo.
Coalizão
A disputa pela presidência do Fortaleza vai chegando ao fim. Em momentos, pensei que iria descambar para a baixaria. Passou perto, mas parou aí. Visível a existência de alas. Ao candidato que for eleito, uma missão: tentar unificar as diversas correntes. No meu modo de interpretar o atual cenário do Pici, o ideal seria um governo de coalizão.
Sucessão
Osmar Baquit, atual mandatário tricolor, conclui seu mandato sem alcançar o maior dos objetivos do clube: subir para a Série B. Baquit não teve culpa. Realizou o que foi possível. Comandou belas campanhas, fez investimento compatível e esteve firme na defesa dos interesses do Leão. Quanto ao mata-mata, aí ele já não teria como interferir. A sorte estava do outro lado.
Campanha
A TV Diário foi pioneira ao realizar o debate ao vivo entre os candidatos à presidência do Fortaleza. Aconteceu no dia 16 de novembro no "Debate Bola". Amanhã, dia 30, às 20 horas, véspera da eleição no Pici, a TV Diário mostrará também com exclusividade o fim da campanha. Os três candidatos serão entrevistados, ao vivo, mas agora isoladamente. Derradeiro momento para os eleitores avaliarem qual o melhor projeto e qual o melhor nome para comandar o Leão no próximo biênio.