Sonhos que sonhei
Fortaleza na Série B 2015. Ceará na Série A 2015. Ceará diante do Grêmio na final da Copa do Brasil 2014. Pensei alto. Esse pode também ter sido o sonho de muita gente. A realidade é outra coisa. Às vezes, os sonhos se tornam realidade; às vezes, pesadelo; às vezes, nada. De tudo o que sonhei, só o Ceará ainda tem remotíssima chance de chegar lá, desde que milagres aconteçam em profusão em diferentes lugares e quase ao mesmo tempo. Assembleia de santos e anjos para proteger um ungido. Reunião de todas as sortes para ficar de um lado só: o lado do Ceará. O futebol há produzido realidades que assemelham-se a verdadeiros sonhos. Mas sonhos, como esses meus, dificilmente viram realidade.
Recordando
Minha homenagem ao ex-jogador e ex-técnico, Salvador Barbosa, que morreu na terça-feira passada. Nesta foto de 2005, ele, quando técnico, a apontar caminhos ao Ferroviário. Salvador primou pela decência, disciplina, respeito e cordialidade. Ficaram as boas lembranças.
Drama coral
O Ferroviário, desde a sua fundação em 9 de maio de 1933, jamais passou por situação tão humilhante quanto agora. Após cair para a segunda divisão cearense, começará uma nova luta. A meu ver, concentrar seus trabalhos na formação e aproveitamento das bases será a solução. E muito cuidado com a proposta de parcerias.
Patrimônio
A propósito de Ferroviário, olho vivo com relação a grupos interessados em reerguer o time coral. Nada de contratos que possam no futuro comprometer o patrimônio do clube, ou seja, o Estádio e a Vila Olímpica Elzir Cabral na Barra do Ceará. Não faltará gente esperta de olho no que de melhor ainda existe na história coral.
Vindita
Sobre Ceará x Grêmio que imaginei na final de Copa do Brasil 2014, explico: jamais engoli a final de 1994. Eu estava em Porto Alegre. Vi a garfada do Godoy. Agora, 20 anos depois, valeria uma revanche. Mas o Grêmio foi eliminado porque a torcedora racista chamou de macaco o goleiro Aranha, do Santos. Injúria racial que o STJD não perdoou. Já o Ceará teve traumática despedida da Copa. A virada do Botafogo no Castelão foi tão inacreditável que ainda hoje há torcedor grogue quando relembra o fato. É assim mesmo. Já estou pensando como será 2015...
Promessa
Uilliam, jovem atacante do Fortaleza, é a melhor promessa para a temporada 2015. Fez belo campeonato sub-20 e correspondeu quando teve chances no time principal. Tem uma média de dois gols por jogo. Espera-se que o presidente a ser eleito segunda-feira o mantenha no grupo, não aceitando negociá-lo ainda no cueiros do futebol.
Compromisso
Gostei das colocações feitas pelo técnico do Icasa, Vladimir de Jesus, no programa do Belmino, ontem, na TV Diário. Tranquilizou os terceiros interessados no resultado do jogo, reafirmando o compromisso de, com garra, brio, lealdade, seu time lutar pela vitória diante do Boa Esporte. Se perder, não será por falta de empenho.
"Apesar dos problemas e dificuldades, nosso time vai entrar para ganhar o jogo. É nosso objetivo encerrar com dignidade a participação na Série B".
Vladimir de Jesus
Técnico do Icasa