Tom Barros

Esperanças reduzidas

Logo após ter sido rebaixado para a Série C, o Icasa virou o centro da atenções por parte de Atlético/GO, Avaí, América/MG e Ceará. Estes, para alcançar o G-4, passaram a depender do Verdão. De nada adiantará esforço desses quatro concorrentes ao G-4, se o Icasa não ganhar do Boa Esporte. Com a decisão da diretoria do Verdão, que mandou embora dez jogadores, as esperanças dos quatro times mencionados ficaram mais reduzidas. O desmonte do Icasa só favorece o Boa Esporte, que pegará um adversário desmanchado pela diretoria, abatido pelo rebaixamento, desmotivado pelos atrasos salariais e cabisbaixo pelo fracasso na competição. O que esperar então do Icasa nesse último jogo? Dignidade. A mesma que ele teve quando enfrentou o Vasco no Maracanã.

Recordando

Década de 1970. Foto batida no Estádio Carlos de Alencar Pinto, em Porangabuçu. A partir da esquerda (em pé): Geraldo Gadelha, Da Costa, Marciano, Caiçara e Nagel de Melo. Faz tempo não vejo Da Costa. Marciano é empresário. Está bem de vida. O ex-técnico Caiçara, um dos maiores ganhadores de título no futebol cearense, morreu no dia 9 de janeiro de 2013. Não sei onde anda Nagel de Melo. (Acervo de Elcias Ferreira).

Desmotivação

O técnico Vladimir de Jesus terá dificuldade na formação do Icasa, máxime por não mais contar com Naylhor, Gilberto, Zeca, Albano e Dodó, dentre outros. A meu juízo, o diretor de futebol, Emerson Maranhão, poderia ter evitado o desgaste de interpretações maledicentes. Bastaria ter esperado mais cinco dias. Faltou-lhe sensibilidade.

Decisão

Emerson Maranhão estava visivelmente emocionado quando falou à TV Diário sobre os problemas do Icasa. Segurou as lágrimas. Mas, quando tomou a decisão de mandar dez embora, certamente esqueceu um ponto primordial na função de quem dirige: agir com a razão. Precipitou-se. Nesta parte, pecou pela inexperiência em situações assim.

Último ato

As opiniões sobre o Ceará são tão variadas e fortes que aí vejo como é difícil entender e interpretar as reações humanas. Para alguns, o Vozão nem deveria ter viajado. São os que já jogaram a toalha. Para outros, o Ceará, como ainda tem chance, deve mesmo é apostar na última cartada. É ganhar do Luverdense e deixar acontecer.

Política

Hoje no "A Grande Jogada" (TV Diário), Belmino mostrará entrevista com Estevão Romcy. Encerra a série que antes entrevistara Jorge Mota e Sílvio Carlos. A TV Diário proporciona aos eleitores visão consistente e geral dos projetos de cada candidato. Tudo começou no debate exclusivo que a própria TV Diário levou ao ar no domingo, dia 16.

Saúde

Quando escuto notícias sobre as internações de Pelé, fico a torcer por sua imediata recuperação. O Brasil deve muito ao talento de Edson Arantes do Nascimento. Eu tinha apenas 10 anos quando ouvi falar de Pelé na seleção. Depois, ele, menino genial, encheu de encanto os gramados do mundo. Anos mais tarde o entrevistei algumas vezes. Ele simples, afável. Saúde, Pelé.

Reta final

A campanha dos candidatos à presidência do Fortaleza vai chegando ao fim. Em momentos, pensei que a disputa iria descambar para a baixaria. Passou perto, mas se segurou num patamar aceitavam. Ainda assim, ficou visível a existência de alas, fato que em nada ajuda o tricolor a superar suas dificuldades. Ao candidato que for eleito, uma missão: tentar unificar as diversas correntes existentes no Pici. No meu modo de interpretar o atual momento no Pici, o ideal seria um governo de coalizão.