Rótulos e resultados
Amanhã, finalmente, após um semana de preparação, a torcida terá o novo Ceará de PC Gusmão. No jogo de estreia, o time ainda foi a campo escalado à imagem e semelhança do técnico anterior, Sérgio Soares. E, por isso mesmo, apresentou os mesmos defeitos, ou seja, erros de marcação e defesa exposta, vulnerável. Os rótulos, como "choque de gestão", pouco importam. O que importa é a maneira de sacudir o grupo. Quem marcou época em situações assim foi o técnico Arnaldo Lira. O "Bocão" transmitia seu espírito guerreiro aos comandados e logo obtinha êxito. Mistério tem seu lado positivo porque gera incertezas no adversário. Mas, de outra parte, tira da torcida e da crônica o poder de avaliação. Hora de conferir rótulos e resultados.
Ajuste necessário
Sentido contrário só na fotografia: Magno Alves olha para a esquerda; Bill, para a direita. Se assim em campo, nada feito. Mas no campo tudo é diferente: Magno e Bill olham no mesmo sentido. Os dois são a esperança alvinegra nesta reta final, onde a meta é manter o elevado aproveitamento no ataque. Há, porém, necessidade de melhor diálogo entre esses dois atacantes que cumprem funções próximas, mas diferentes. Ajuste necessário.
G-4
O Ceará terá nova oportunidade de retornar ao G-4. Por três vezes consecutivas o Vozão experimentou situação assim e deixou passar porque perdeu seus jogos. Amanhã, se ganhar do Boa Esporte e o Santa pelo menos empatar com o América/RN, o Ceará estará de volta ao grupo de classificação. Mas agora não depende só dele.
Adversários
Para sair da zona de rebaixamento e se sustentar fora dela, o Icasa enfrentará Náutico, América/MG, América/RN, Paraná, Vasco e Boa. Já o seu concorrente, o Oeste, enfrentará Avaí, Vila Nova, Náutico, Boa Esporte e Joinville. Há um equilíbrio. Vale lembrar que o Oeste já fez o jogo da atual rodada. Ganhou da Portuguesa (3 x 0). Fica na expectativa do jogo do Verdão.
É por aí
O jovem atacante Uilliam, revelado pelo Fortaleza, é esperança para 2015. Após a eliminação na Série C, houve a liberação de quase todo o elenco. Entretanto, Uilliam ficou no rol dos atletas nos quais o Leão aposta para a próxima temporada. Uilliam tem o aval do técnico Jorge Veras, que nas bases aprimorou as qualidades do jogador.
Em série
A propósito de Uilliam, oportuno lembrar que o aproveitamento maior de gente formada nas bases deve ser ampliado. Há algum tempo, no Debate Bola (TV Diário), o técnico Jorge Veras foi incisivo: "Se quiserem, há nas bases do Pici jogadores de qualidade, numa produção em série". Jorge conhece e sabe o que diz. Agora é só conferir.
Talento
O êxito das matérias de um repórter na televisão tem tudo a ver com o talento do editor de vídeo. Nesta parte, há se destacado o jovem Luís Carlos de Lima, editor de VT da TV Diário. Coisa recente, Luís deu show de sensibilidade nos trabalhos sobre os 25 anos da morte de Raul Seixas, o especial sobre a Torre Eiffel e a homenagem a Pelé. Primor de matérias.
Desprestígio
A lista dos 23 melhores jogadores do mundo 2014, concorrentes à Bola de Ouro da Fifa e da revista France Football, reflete o desprestígio do futebol brasileiro, que foi lembrado apenas pela presença de Neymar. Dentre os 12 países representados, a Alemanha (atual tetra mundial) lidera com seis atletas, seguida pela Argentina com três e pela Espanha também com três, sendo que dentre os da Espanha está o brasileiro Diego Costa, naturalizado espanhol. (Dados de Airton Fontenele).