Reflexões realistas
O nosso pensar não pode ficar limitado ao futebol. Há outros temas relevantes. A política aí está. Que rumo tomará o Brasil? Pense, amigo, Mas pense muito mesmo. Já na parte religiosa, a Igreja Católica repensa a família nos tempos de hoje. Aliás, a Igreja tem de repensar muita coisa mesmo além do tema família. E o futebol? Bem, o Brasil se animou com a vitória sobre a Argentina. É se contentar com muito pouco para quem perdeu a Copa do Mundo, levando duas goleadas. No plano estadual, o time do Ceará vai ou não vai? Sobe ou não? Difícil responder. Entre o terceiro e o quinto colocados as diferenças são mínimas com relação à pontuação e à produção. Joinville, um pontinho a mais; Avaí, dois pontinhos a mais. Ponte Preta e Vasco abriram melhor distância. Reflexões realistas.
Resposta
O Ceará saiu do G-4 em razão de tropeços em casa. Dentre os piores, empate com Avaí no Castelão (2 x 2), empate com o Boa (2 x 2) no PV e derrota para o Joinville (1 x 3) no PV. Faturou apenas um ponto de seis que disputou com os dois adversários que hoje estão à sua frente: Joinville e Avaí. Agora tem a última chance no jogo de volta com o Joinville.
O troco
Pegar ou largar. Para continuar com boa chance de subida, imprescindível será vitória do Ceará sobre o Joinville, sábado próximo, dia 18, na Arena Joinville. Há necessidade do troco, sim, como única forma de se estabelecer outra vez no G-4. Confronto direto. Lembrando que na penúltima rodada o Santa Cruz (11º) foi a Joinville e lá empatou (1 x 1).
Recordando
Década de 1970. Jogadores do Tiradentes. A partir da esquerda: Marcelo Rocha, o goleiro Gilson, Expedido, Sérgio e Bado. Desse grupo, vez por outra falo com o Marcelo, que também foi supervisor do Tigre da PM. Há muito não sei notícias de Gilson nem tampouco de Expedido, Sérgio e Bado. Observação: não confundir o Expedito do Tiradentes com o lateral-direito Expedito que brilhou no Fortaleza. (Acervo de Elcias Ferreira).
Verdão
Analisei Avaí 1 x 0 Icasa. O Verdão não mereceu perder. Até hoje fico a imaginar como o Ceará não ganhou do Avaí no Castelão. Esse time catarinense tem suas virtudes, tanto assim que está no G-4, mas, a rigor, em nada é superior ao Ceará. Aliás, embora tenha batido no Icasa, não jogou melhor que o Verdão. Coisas do futebol.
Garantir lugar
A confiança da torcida do Fortaleza é tamanha que a venda de ingressos para o jogo no Castelão ganhou dimensão extraordinária, mesmo antes da partida de ida em Macaé. Síntese: ao torcedor interessou garantir logo seu lugar no Castelão, pois acredita fielmente num bom resultado do Fortaleza, sábado próximo no Estádio Moacyrzão.
Exclusivo
O cearense Jardel, ex-jogador, eleito deputado estadual pelo Rio Grande do Sul, resolveu desabafar contra cronistas de uma rede esportiva de TV que o levaram no deboche, após ouvirem entrevista em que Jardel, brincando, antes de falar sério, entrou no clima de descontração. O desabafo exclusivo está no blog victorhannover1.Blogspot.Com.Br
Contagem regressiva. O Fortaleza conta dias, horas, minutos e segundos à espera do momento de voltar à Série B nacional. O Macaé, em casa, no Moacyrzão, ao longo da atual Série C, teve quatro tropeços. E é no Moacyrzão que o Fortaleza terá seu primeiro desafio no mata-mata. Em casa, o Macaé foi derrotado pelo Tupi (0 x 2), foi derrotado também pelo Madureira (1 x 2), empatou com o Juventude (2 x 2) e empatou com o Guaratinguetá (1 x 1). Portanto, perfeitamente possível bom resultado do Leão lá.