O jogo de ida
Muito há se falado sobre o jogo de volta do Fortaleza contra o Macaé, marcado para o dia 25 de outubro no Castelão. Será o jogo da tão esperada passagem do Leão para a Série B, desejo que já chegou ao quinto ano. Ingressos vendidos em profusão, torcida fazendo a parte que lhe cabe, diretoria tomando as providências cabíveis. Enfim, tudo como deve realmente ser feito com antecedência para evitar desarranjos de última hora. Mas, entendo eu, tão ou mais importante que o jogo de volta é o primeiro jogo marcado para o Estádio Moacyrzão. É lá que o Fortaleza terá de começar a sua subida para a Série B. É lá onde o Leão terá de abrir a diferença a seu favor. É lá que o tricolor terá de impor sua superioridade. É lá que o Fortaleza terá de fazer resultado confortável.
Centenário
Hoje em Pequim haverá o quinto jogo Brasil x Argentina como parte da série "Superclássico das Américas". O Brasil leva vantagem. Na edição 2011, deu Brasil: empate (0 x 0) em Córdoba (14/set/201) e vitória do Brasil (2 x 0) Belém (28/set/2011). Na edição 2012, o Brasil ganhou (2 x 1) em Goiânia (19/set/2012) e perdeu da Argentina (2 x 1) em Buenos Aires (21/nov/2012). Na decisão por pênaltis, deu Brasil 4 x 3, com Neymar marcando na última cobrança. (Dados: Airton Fontenele).
Semelhança
O zagueiro Genilson, que já atuou pelo Macaé, passou dicas interessantes. Uma delas me agradou muito. Disse ele que o Estádio Moaçyrzão é semelhante ao Estádio Presidente Vargas, nosso velho PVzinho de guerra. Se assim for, o Fortaleza poderá se sentir em casa, pois o PV foi seu palco preferido até antes do contrato de exclusividade com o Castelão.
Sem espantos
Se no jogo de ida o resultado não for de todo favorável ao Fortaleza, também não vejo motivo para apreensões além das naturais decorrentes de uma situação assim. Terá, então, de reverter o quatro no Castelão. E para isso contará com um estádio superlotado, haja vista a impressionante adesão de sua imensa torcida como prova a elevada venda dos ingressos.
Aviação desportiva
Hoje, os aviadores (PP, PR e demais pilotos desportivos) fazem festa em torno de Andréa Lira Guerra Josino e Francisco Ari Josino, que casam às 9h30 na Igreja de São Pedro, Praia de Iracema. O ato será presidido pelo Padre Geovane Saraiva. Sobrevoo de aeronaves marcará o evento, numa saudação inusitada. O casal terá lua de mel no Chile. Ari presidiu o Catuleve (Clube de Aviação Desportiva) em três mandatos.
Cicatriz
O zagueiro David Luiz diz que a ferida da goleada sofrida diante da Alemanha (1 x 7) cicatrizou. Sou fã do David Luiz, mas entendo que nem os melhores remédios de hoje, mesmo com todo o avanço da indústria farmacêutica, têm potencial curativo para tão rápida regeneração. Tal derrota jamais sairá da mente e do coração dos brasileiros.
Perdão
A propósito, essa goleada aplicada pela Alemanha só teve um lado positivo: fez com que a torcida brasileira finalmente perdoasse a geração de 1950, principalmente o goleiro Barbosa, pela perda da Copa no trágico Maracanazo. Quantos anos depois? Então, não há como falar agora em cicatrização, poucos meses depois do "Mineirazo".
Momento
O desportista Daniel Frota, presidente do Fortaleza, terá a grande oportunidade de ganhar de vez os corações tricolores, caso o Leão consiga ascensão para a Série B. Tudo está favorável à conquista. Daniel tem dado sua elevada contribuição para isso. Obterá o que tantos antes tentaram, mas não conseguiram. Além da competência, a sorte também ajuda.