Tom Barros

Situações diferentes

O Fortaleza cumpre hoje sua última jornada na fase classificatória. Classificado. E olha para o mata-mata sem saber ainda quem será seu adversário. De momento, o Macaé, mas, dependendo da rodada, poderá mudar. O Asa/AL, adversário do Leão hoje, tem de ganhar para garantir sua vaga independente de terceiros. Se perder ou empatar com o Fortaleza, o Asa poderá ser ultrapassado por Botafogo, CRB e/ou Cuiabá. Portanto, para o Asa, jogo de vida ou morte. Para o Fortaleza, vida. Leão vai administrar sua privilegiada posição, sem, porém, abrir mão de bom resultado.

Segurança.

O goleiro Ricardo tem tido atuações seguras, convincentes pelo Fortaleza. No papo que tive com ele no Debate Bola fiquei convencido: Ricardo é profissional consciente, exemplo dentro e fora de campo.

Cenário

O futebol sai de cena amanhã, domingo. Abre espaço para as eleições. Juízo, minha gente. Eleição é jogo pesado. Às vezes tem segundo turno. diferente do futebol, no jogo político quem decide é o público eleitor. Quem faz gol é o eleitor.

Gol contra

Nas eleições, se é o eleitor (torcedor) quem decide, todo cuidado para não marcar um gol contra. "Cuidado com os falsos profetas que vêm a vós em peles de ovelha, mas por dentro são lobos roubadores!" (Mt 7, 15).

"São muito boas as possibilidades de o Ceará retornar ao G-4 nas próximas rodadas. Voltamos a confiar mais e vamos lutar para isso".
Ricardinho
Meia do Ceará, mostrando o otimismo que tomou conta do grupo

Astral

Parabéns aos meus queridos amigos Magno Alves e Natália Varela pela bela festa de um ano de idade dos gêmeos Levi e Lis. Lá, encontrei Souza, Lulinha, Diego Ivo, Ricardinho e Helder Santos. Todos em alto astral. Gostei do clima altamente positivo. Parece que os momentos mais difíceis do time foram mesmo superados.

Comentarista

Tenho dito que o meia Ricardinho, do Ceará, fala muito bem nas entrevistas. Suas colocações técnicas são perfeitas pela leitura que faz do jogo. Não tenho dúvida de que, quando encerrar a carreira, Ricardinho poderá perfeitamente exercer com sucesso a função de comentarista, assim como Bechara faz sucesso hoje na TV Diário.

É luta

O volante Corrêa é sinônimo de combate, firmeza, eficiência. Nesta série mata-mata que vem por aí, sua participação será de grande valia, já pela bagagem, experiência. Aliás, Corrêa e Marcelinho Paraíba, no meu modo de interpretar, serão as referências para comandar o grupo nas adversidades que possam ocorrer na próxima fase.

Recordando

Tenho recebido mensagens interessantes com fotos para o Recordando, mas nem sempre tem sido possível aproveitá-las. O Vilamar Lobo, por exemplo, enviou foto do seu tio, o Vilmar Baleia, mas não fez a identificação do grupo. Se ele puder enviar a foto do Icasa isolada, pode ser que eu consiga a identificação dos demais. Fico esperando. O Cristiano Santos, do Memofut, mandou foto do juvenil Gentilândia na qual aparece o querido amigo Haroldo Castelo Branco. A foto, pela qualidade, não ofereceu condições para publicação. Se tiver a original será possível publicá-la. O Wagner das Graças Monteiro mandou-me foto do Internacional, time do ex-jogador Becão. Se o Wagner puder também me enviar de forma isolada, eu a publicarei. Um leitor me pergunta sobre o destino de Márcio Alan. Não sei, mas aguardo informações.