Tom Barros

Natural transição

A Copa do Mundo acabou, mas o gostinho de "quero mais" ainda perdurará por algum tempo. De um dia para o outro, não dá para viver como se o evento não tivesse acontecido. Há o efeito mágico que insiste na memória e traz ainda à mente Klose e companhia. E dá uma espécie de melancolia quando se constata que todos foram embora. Levaram saudade, deixaram saudade. Mas hoje já tem Série B nacional. Ceará, líder, retoma a missão diante do Joinville. Como virá após a paralisação? Incógnita. E os adversários? Creio que somente após uma semana será possível avaliar.

Importância

Dentre as contratações feitas pelo Ceará no período de recesso, uma das mais significativas foi a de Lulinha, que teve ótima passagem pelo clube, máxime quando entrosou na frente com Magno Alves. Bom gosto mesmo. A apresentadora da TV Globo, Fátima Bernardes, com seu sorriso encantador, quando de uma visita ao Estádio de São Januário. Ela é torcedora apaixonada do Vasco da Gama e costuma comparecer aos jogos de seu time de coração. Verdade que a equipe da Cruz de Malta passa por dificuldades dentro e fora de campo, mas sua torcida não perde a esperança de melhores dias.

Nível

De uma coisa eu tenho convicção: os protagonistas do futebol brasileiro terão de melhorar muito. O nível de exigência do público ficou apurado depois de ver as seleções de primeira grandeza em ação. A turma da elite, Série A, será mais cobrada, claro.

Série B

A conscientização do torcedor, levado a ver o que há de alto nível numa Copa do Mundo, também terá reflexos na Série B. A cobrança por melhor desempenho aumentará, embora numa patamar inferior ao da Série A.

"Meu contrato com o Fortaleza vai até novembro. Antes de vir, fiz pesquisas e logo me identifiquei com a torcida tricolor".

Ricardo
Goleiro do Leão (no Debate Bola da TV Diário)

Papo agradável

Muito agradável a presença do goleiro Ricardo, do Fortaleza, no Debate Bola. Ele passou muita confiança na subida para a Série B. Destacou a união do grupo como elemento que pôs o time na liderança. E acrescentou que está pronto para a retomada pós-Copa.

Reformulação

Jogador preguiçoso não mais terá vez. Aquele que se arrasta em campo pode buscar logo uma função fora dos gramados. Está decretado o fim da lentidão. A acomodação, admitida antes da Copa, será repudiada. Preparem-se para um novo tempo.

Os melhores

Belmino, na sua irreverência, elegeu os melhores da Copa 2014. Atacante: Fred, segundo o Bel, vítima do esquema; técnico Felipão, segundo o Bel, um injustiçado; goleiro, Akinfeev, da Rússia (papou o maior frango), segundo o Bel, um incompreendido.

Nota 4

O ex-árbitro Marcos Brasil não poupou críticas ao trabalho dos árbitros da FIFA na Copa do Mundo. Disse: "Erraram feio em lances que tiveram profunda influência no placar". Marcos deu nota quatro à arbitragem da Copa e concluiu: "Os árbitros daqui trabalham melhor".