Agora é com o Leão
O empate Luverdense 2 x 2 CRB reforça a opinião de que o time de Mato Grosso está em declínio. Já são três jogos sem vitória: uma derrota para o Treze (1 x 0) e empates com Sampaio e CRB pelo mesmo placar (2 x 2). Detalhe: dois empates em casa. O Luverdense é o mesmo de Misael e Tozin. Time comum, pois. Embora tenha tirado do G-4 o Fortaleza, esse empate dos concorrentes não foi ruim para o Leão. Motivo: não permitiu que nenhum abrisse distância e agora estão com o mesmo número de jogos: 17. Como tem confronto direto com o Luverdense, o Fortaleza poderá ultrapassá-lo de vez.
Em campo. Magno Alves, pela qualidade dos passes e artilheiro como é, somente deve ser substituído quando não tiver condições de dar mais um passo sequer. Tirá-lo de campo ou deixá-lo no banco é, sob qualquer pretexto, fortalecer o adversário. Foi assim em Florianópolis.
Responsabilidade
Agora a missão tricolor tornou-se delicada porque não permite sequer empate no PV. A chance que ele tem de seguir firme e com amplas chances de classificação é com vitória sobre o Luverdense. Responsabilidade ampliada. Tudo ou nada.
Empates
O melhor para o Leão é acontecer empate nos jogos Brasiliense x Treze e CRB x Cuiabá. Aí, se ganhar do Luverdense no PV, o Leão assumirá novamente a liderança isolada e, desta feita, com o mesmo número de jogos dos rivais (18).
"Nossa equipe está aí. Começou desacreditada na Série B deste ano, mas agora já é respeitada. Temos até condições de chegar ao G-4".
Elanardo
Meia do Icasa
Notas & notas
Meu Deus, só pode ter sido mesmo além da conta a série de destemperos de Carlinhos no Icasa. Quando dá para o time preferir ficar sem ele, que é o melhor na posição no futebol cearense, justo na reta decisiva... /// Derrota (2 x 1) do Ferroviário para o América pela Copa Fares Lopes frustrou a torcida coral, que quer o Ferrão passando por cima.
Anotações
Quem de camarote vai assistir a Icasa x Atlético/GO é o técnico do Ceará, Sérgio Soares. Além de ver seu próximo adversário se desgastar no confronto com os goianos, terá ótima oportunidade para fazer importantes anotações táticas. Só uma vitória sobre o Icasa dará ao alvinegro a condição de manter viva a chance de classificação.
Experiência
As colocações feitas pelo volante Heleno, do Fortaleza, são oportunas. Segundo ele, nesses momentos de dificuldade na reta de definição, o papel do técnico é corrigir os defeitos, mas cabe aos mais experientes a tarefa de dar dentro de campo a resposta aos desafios. Assim se mostra bem consciente de seu papel no jogo de amanhã diante do Luverdense.
Recordando. Os mais jovens não tiveram a chance de ouvir o programa "Bola de Meia" (a única que não enche), sucesso no rádio na década de 1960. Criação do jornalista Joseoly Moreira, seu conteúdo era humorístico, com piadas e paródias relativas ao futebol. Era levado ao ar aos domingos, pouco antes dos jogos no PV. Tinha motes variados. O Fortaleza havia contratado um ponta-direita famoso chamado Birungueta. No Bola de Meia o locutor anunciou: "Na loja tal você encontra malas, malinhas e maletas; bolsas, bolsinhas e Birunguetas". Há alguns anos a TV Diário trouxe de volta o Bola de Meia, com apresentação de Luís Carlos Freitas e do saudoso Antonio Alberto. O criador do programa, Joseoly Moreira, é um dos meus convidados do Debate Bola (TV Diário) deste domingo.