Matéria-1319748

Futebol do Cariri

Pelos números, o melhor do atual futebol cearense está em Juazeiro do Norte. O Icasa há mostrado poder de reação e personalidade para encarar fora de casa forças expressivas da Série B. O Verdão, no campo dos adversários, ganhou do Chapecoense, do Sport/PE, do Paysandu/PA e do América/MG. Com um detalhe: a Chapecoense é vice-líder e o Sport o quinto colocado. O Icasa está quatro posições acima do Ceará. Portanto, o melhor do futebol está na terra do Padre Cícero. Mas o desafio maior do futebol juazeirense ainda é ganhar em campo um título estadual. E há muito tempo já está por merecer.

Com a bola toda. O atacante Tadeu chegou e tomou conta do pedaço. Hoje, diante do Asa, é um dos trunfos do Verdão para alcançar a vitória e quebrar os assombros que o Asa há algum tempo andou provocando. Tadeu foi contratado em julho e já marcou nove gols na Série B nacional.

Finalista

O futebol juazeirense já disputou sete decisões do certame estadual, sendo vice em todas elas: 1993, Icasa; 1995, Icasa; 1999, Juazeiro; 2005, Icasa; 2007, Icasa; 2008, Icasa; e 2011, Guarani. Portanto, já está na hora de o futebol do Cariri derrubar esse tabu.

Tem mais

O futebol de Juazeiro tem condição de superar esse tabu, ainda que a partida final seja no Castelão. Assim como, fora de casa, ganhou de grandes times da Série B, pode também ganhar o "estadual", independente do local da última partida.

"O time está fazendo muitos gols. Se não é o Assisinho, é o Ruan; se não é ele sou eu. Se há jejum de algum de nós, não é muito importante".

Waldison
Atacante do Fortaleza

Barbas de molho

Devem ficar atentos os times que tinham como certos os três pontos diante Rio Branco. A surpreendente derrota do Luverdense no Acre mostrou que não é bem assim. Santa Cruz que se cuide, pois jogará lá no dia 2 de outubro. Sampaio e CRB também enfrentam o Rio Branco, mas em São Luís e Maceió. Mesmo assim, há risco. Cuidado.

Camisa

O Fortaleza completa no dia 18 de outubro 95 anos. Para comemorar está sendo produzida uma camisa alusiva à data. O presidente Osmar Baquit deu o sinal verde. A promoção tem o aval da Gol Store, firma catarinense que hoje tem parceria com o Fortaleza. Lançamento confirmado para o dia 4 de outubro no Sirigaddo Country.

Numa boa

Lulinha danou-se a fazer gols. O que marcou no Oeste foi especial, não apenas porque garantiu a vitória, mas porque consolidou a ótima fase do atleta. Lulinha marcou seu oitavo gol, sendo o segundo artilheiro do clube (perde apenas para Magno Alves que marcou doze gols). Amanhã, diante do Boa, ele será fundamental na luta para alcançar a primeira vitória fora de casa.

Recordando. Alguns episódios folclóricos atribuídos ao ex-jogador Sapenha, que morreu no dia 7 de setembro passado, foram na verdade criados por terceiros. Mas o que outra vez relatei aqui, foi dele mesmo. Sapenha estava em casa com sua mulher. De repente, um dos seus filhos (não recordo qual) caiu na área. A mulher do Sapenha, desesperada ao ouvir o barulho da queda, gritou: "Sapenha, corre que o menino caiu na área"! Aí, o Sapenha, na maior calma do mundo, respondeu: "Deixa, mulher. Se caiu na área é pênalti". Conheci Sapenha muito bem. Era agradável conversar com ele. Mesmo depois que deixou o futebol, costumava vê-lo no Fortaleza, pois na época, na década de 1960, eu também fazia reportagens para a Rádio Uirapuru. Restou a saudade.