Hora de ganhar
O Ceará, no propósito de ainda alcançar o G-4, terá de buscar vitórias consecutivas e, além disso, começar também a vencer fora de casa. Empate, como deixei claro ontem, é enganador. O Vozão empatou oito vezes. Deixou de ganhar 16 pontos. Mas, como não perdeu, ficou com a sensação de bom resultado, embora não seja bem assim. O Icasa empatou apenas um jogo. Perdeu mais jogos que o Ceará. O Verdão perdeu nove partidas. O Ceará perdeu seis. Entretanto o Icasa está colado no G-4, enquanto o Vozão ocupa apenas a 12ª posição. Diferença: o Icasa soube ganhar mais que empatar. Faturou 10 vitórias; o Ceará apenas seis.
Hora de ganhar. É preciso. Empate não resolve.
Cuidado
Não raro, o Icasa tem sido surpreendido no Romeirão. O América/RN, pela campanha (16º), pode ser entendido como um time fraco, pois só na rodada passada conseguiu sair da zona de rebaixamento. Mas não é bem assim. É preciso levar em conta que o Mequinha do Rio Grande do Norte bateu no Figueirense, 10º colocado, duas posições acima do Ceará. No América estão Márcio Passos, Vandinho, Júnior Negrão e Rodrigo Pimpão. Nada de “já ganhou”, pois.
Notas & notas
O goleiro Fernando Henrique continua sendo grande destaque do Ceará. /// Boiadeiro estreou bem pelo Fortaleza. Mais importante: dele o passe para Ruan fazer 2 x 0 e matar o jogo. /// Desafio: o Ceará ganhar a primeira partida fora. No Paysandu estão Iarley e Marcelo Nicácio, ex-jogadores alvinegros. /// Pelo desejo do técnico Danilo Augusto, Dico já estaria de volta ao Tiradentes. /// Ex-jogador Dema vai mesmo abraçar a carreira de treinador.
Oportunidade
O zagueiro Branco, ex-Crateús, disputou a Série A Cearense 2013 pelo São Benedito. Há meses, quando voltava a Crateús, o motorista perdeu o controle do carro. No acidente, seu colega de time, Geovanny, morreu. O zagueiro Branco, muito machucado, escapou. Agora recuperado, Branco quer recomeçar. Quando do acidente, ele estava sem vínculo com clubes. Isso o deixou em dificuldade financeira. Por ter visto o amigo morrer, busca recuperação psicológica. Quer voltar a jogar. Pede uma chance. Que time pode atender o pedido dele?
Recordando. 1970. Aniversário de João Barbosa, locutor da Rádio Progresso (Juazeiro do Norte). A partir da esquerda (em pé): Tarcísio, João Barbosa e Sâmia (filha do João Barbosa). Sentados (na mesma ordem): Wilton Bezerra, Juciê Cunha (pai do repórter Juciê Cunha Filho e do narrador Antero Neto, do Sportv), Foguinho, Arnaldo e Francisco Alexandre. (Do álbum de Neto Menezes. Colaboração de Val Tavares).
Afirmação
Ruan, mais uma vez, respondeu com gols. E, mais que isso, um deles no melhor estilo de quem calcula com precisão e tira a bola do alcance do goleiro, ou seja, consciente de como fazer na hora da conclusão. Há que se levar em conta a responsabilidade que foi depositada sobre seus ombros: substituir nada menos que Assisinho, o maior nome do ataque tricolor. Ruan provou que conseguiu a afirmação muito antes do que se esperava. Desafio é com ele mesmo.
Selecionadas
Hoje, em Boston (3ª vez que o Brasil jogará nessa cidade), Estados Unidos, amistoso Brasil x Portugal. De 1956 a 2010, seleções principais, 19 jogos (12 vitórias do Brasil, quatro vitórias de Portugal e três empates). Felipão foi técnico de Portugal em dois reveses do Brasil. Em 2003 Portugal, de Felipão, ganhou (2 x 1) do Brasil dirigido por Parreira. Em 2007 Portugal, de Felipão, ganhou (2 x 0) do Brasil, dirigido por Dunga.
Dados de Airton Fontenele)
"A gente tem que se encaixar, pelo que é pedido, como segundo volante. Dedicar-se mais à marcação, mas aliando uma boa saída de bola ao ataque”.
Ricardinho
Meia do Ceará