Matéria-1304506

Investir e acreditar
O nível da Série B não me agrada. O jogo Sport 2 x 1 Ceará foi horrível. O número de passes errados dos dois lados irritou. Passes até mandados para as laterais em erros crassos de atletas que se dizem profissionais. Qual a diferença técnica entre o Sport (3º), que está no G-4, e o Ceará (13º), que está a dois pontos da zona maldita? Resposta simples: nenhuma. O Ceará até foi melhor na fase final, apesar da derrota. A rigor, nem o líder Palmeiras está com esta bola toda, se usarmos critério mais exigente de avaliação para um time que, pela história, é "A", mesmo estando na "B". Assim, quem estiver na faixa intermediária, se investir e acreditar, ainda terá condições de chegar ao G-4.

Tobogã
Mesmo com altos e baixos e alguns problemas internos, taí o Icasa numa campanha acima da do Ceará. Se Luiz Otávio, Elanardo, Gilmak, Chapinha, Tadeu, Adalgisio Pitbull e companhia fossem mais regulares na produção, certamente a situação estaria melhor. Impressiona-me sobremaneira o número de gols sofridos pelo Verdão: 29, defesa mais vazada da Série B. O saldo negativo do Icasa (menos 10) só é melhor que o do lanterna ABC (menos 13).

Sem assombros
O Fortaleza está fora do G-4, mas tem amplas condições de voltar ao grupo já domingo próximo. O tricolor do Pici pega o Baraúnas no PV. Ora, o Leão já goleou o Baraúnas no jogo em Mossoró (1 x 4). O Baraúnas foi também goleado pelo Sampaio Correia (4 x 1), pelo Cuiabá (6 x 2) e pelo Águia (3 x 0). Não é possível venha o time de Mossoró fazer graça no PV. Mas nada de menosprezar o visitante, mesmo sendo este vice-lanterna da competição

Mediocridade
Estaremos entregues a tamanha mediocridade, a ponto de aceitarmos sem reação o atual estado de coisas no futebol cearense? Vamos ficar cabisbaixos, acomodados, vendo Ceará, Fortaleza e Icasa aceitando os tombos como iniciantes da patinação no gelo? Tenho alertado para a necessidade de se apurar mais o critério das contratações. Um "monte" de jogadores aqui desembarcou este ano. Com tudo isso houve melhora na produção das nossas equipes ou tudo seguiu como antes? Na verdade, nada mudou. Parou. Estacionou.

Recordando. 1995. Faz treze anos que essa foto foi batida. Ceará. A partir da esquerda (em pé): Giordano, Ivanhoé, César, Da Silva, Roberto Carlos, Fernando César e Claudemésio. Na mesma ordem (agachados): Ney, Marinaldo, Luciano, Petróleo e Gilson. Desse grupo, parece que apenas Roberto Carlos e Petróleo continuam ligados ao futebol. (Coleção de Elcias Ferreira).

Presença
Será no dia 30 de agosto no Sirigado do Country o jantar em comemoração ao cinquentenário do título estadual de futebol de salão conquistado pelo Jacarecanga. Presente estará o coronel Haroldo Castelo Branco (foto), hoje integrado à Seleção Brasileira. O ídolo Haroldo jogou pelo Jacarecanga. Confirmaram presença Meton César de Vasconcelos e Pedrinho Philomeno. Adesões com Carlos Alberto Farias pelo telefone 3224.2948.

Perspectivas
Os concorrentes do Fortaleza, terão jogos complicados neste final de semana. O Cuiabá (2º), fora de casa, pega o Treze. Santa Cruz (3º) e Luverdense (4º) terão um duelo particular em Lucas do Rio Verde. O Águia (5º), fora de casa, pega o CRB (7º) em Alagoas. E o Líder, Sampaio, joga em Brasília diante do Brasiliense. Portanto, pela lógica, o Fortaleza tem adversário teoricamente mais fácil, máxime porque em casa no PV. Boas perspectivas de G-4.

"Precisamos pontuar nos próximos dois jogos. Serão decisivos para levantar nosso moral e manter o objetivo de ficar entre os quatro".
Jackson Silva
Volante do Fortaleza (no site do clube)