Matéria-1300917

Passes da definição

Magno Alves inspirado, máxime nos toques sutis. O América começara melhor. Até assustou o Ceará em cabeçada de Edvânio. Mas num contra-ataque fulminante a bola de Magno deixou Rogerinho na cara do gol. E o gol aconteceu (1 x 0). A história do jogo começou a mudar aí. Cinco minutos depois, outro toque sutil de Magno deixou Gamalho em condição de gol. E Gamalho ampliou (2 x 0). Magno quase fez o terceiro do Vozão, mas errou ao tentar encobrir. Na fase final, o América subiu, cresceu. Criou chances, Ceará, idem. Gamalho e Vicente perderam oportunidades incríveis. O gol de Raí, do América, veio tarde. Justa vitória do Ceará. Os passes perfeitos de Magno fizeram a diferença.

Campanha

O Cuiabá tem pregado algumas peças. Aplicou a maior goleada da Série C: em Mossoró, o Cuiabá ganhou por 6 a 2. Esse time do Mato Grosso também goleou o Águia por 3 a 0. Bateu no líder Sampaio Correa por 1 a 0. Mas no recente compromisso tropeçou em casa (1 x 1) diante do CRB. A campanha do Cuiabá é muito boa. Destaque para seu atacante Fernando, artilheiro da Série C, com oito gols. Uma vitória do Fortaleza reerguerá o moral do Leão.

Alternativas

Para voltar ao G-4 na rodada de hoje, o Fortaleza terá de ganhar do Cuiabá, torcendo por empate ou derrota de Luverdense diante do Baraúnas ou empate e derrota do Águia diante do Treze. Assim, o Leão ficará com 16 pontos, ingressando no G-4, ainda que o Santa Cruz também ganhe do Brasiliense. Se o Leão só empatar, também poderá voltar ao G-4, mas aí dependerá de derrota do Águia e de empate ou derrota do Santa Cruz. Tudo é possível.

Agora ou nunca

Após choque promovido pelo presidente Osmar Baquit, tufão que sacudiu o Pici domingo à noite, eis que o Fortaleza vai a campo logo mais sob a pressão de ter que ganhar para serenar os ânimos e iniciar a retomada. Impossível dizer que efeitos no time provocará tamanha mudança. Há jogadores que não sentem tanto. Outros, porém, mais sensíveis, acusam o golpe. O poder de superação será testado. Se ganhar do Cuiabá, que é o atual vice-líder, o Leão dará passo importante para contornar a sofreguidão por que vem passando. É necessário vencer. Agora ou nunca.

Artilharia isolada

Artilheiro do Fortaleza e vice-artilheiro da Série C nacional com sete gols (perde apenas para Fernando, do Cuiabá, que tem oito gols), Assisinho certamente será peça importante nas mãos do novo treinador do Fortaleza, Luís Carlos Martins. É de gols que o Fortaleza precisará para promover a tão sonhada reviravolta. Por pura coincidência, Fortaleza e Cuiabá enfrentam-se logo mais no PV. Hora, pois, de Assisinho assumir a artilharia isolada.

Chamamento

Oportuno apelo de Daniel Frota. Fortaleza, através das diretorias Jurídica e de Relações Públicas, lançou "Dívida Trabalhista Zero", que consiste na venda de cartelas a R$ 100,00, com direito ao sorteio de um aparelho Iphone 5 da Apple. Na compra da cartela o torcedor recebe grátis, sem sorteio, ingresso para Fortaleza x Santa Cruz, jogo que será no PV no dia 8 de setembro. O sorteio será no mesmo dia 08, um domingo, à noite, no Debate Bola (TV Diário).

Recordando. 1998. Ceará. A partir da esquerda (em pé): Jorge Pinheiro, Rogério, Ronaldo Angelim, Gilmar Serafim e Erivelton. Na mesma ordem (agachados): Jadilson, Aritana, Piva, Zé Carlos, Laênio e Robertinho. Desse grupo, o mais vitorioso foi Ronaldo Angelim, que deu o título brasileiro de 2009 ao Flamengo, fazendo de cabeça o gol da vitória (2 x 1) sobre o Grêmio. (Colaboração de Elcias Ferreira).

"A Justiça do Trabalho não espera. Temos de pagar a dívida. Estou pedindo um sacrifício ao torcedor para que vá ao PV e nos atenda".
Daniel Frota
Vice-presidente do Fortaleza