Necessária sequência
Hoje, no Castelão, o Ceará terá de buscar a necessária sequência de vitórias, único meio para alimentar ainda o sonho de G-4. A missão de hoje não me aprece difícil. O América está na zona maldita. Gostei do Ceará na fase final em Minas. É por aí. Segurar o padrão virou necessidade. E segurá-lo o tempo todo, não só em uma fase. Isso será fundamental. O time ganhou melhor consistência no combate com Eusébio e João Marcos. Ganhou mais lucidez com Ricardinho e Rogerinho na criação. Vicente soltou-se de vez. Marcos, se quiser, poderá apoiar mais. Enfim, os compartimentos estão se encaixando. Mas volto a dizer: sem sequência de vitórias será impossível alcançar o objetivo final.
Acesso
A fama de Rei do Acesso já diz tudo. É de acesso que o Fortaleza precisa. Casamento selado no altar do futebol. Agora Luís e o Fortaleza estão unidos pelo mesmo ideal, pelos mesmos propósitos, pelos mesmos sentimentos, pelas mesmas vontades, pelos mesmos objetivos. Um querer desdobrado. Luís Carlos Martins tem competência neste mister. É especialista. Taí a missão. Agora é a magia de quem sabe os segredos de chegar lá. Que chegue, pois.
Treinadores
Há anos o Fortaleza está na luta para voltar para a Série B. Tentou com Zé Teodoro em 2010, mas sobrou no empate com o Águia em Marabá. Tentou com o fogueteiro Ademir Fonseca em 2011, não deu certo. Apelou para Júlio Araújo e foi salvo, pois ia cair para a Série D. Mas nada de subir para a Série B. Apostou em Vica, mas sobrou para o Oeste em pleno PV. Trouxe Hélio dos Anjos. Nada. Vem o Rei do Acesso. Quero acreditar que desta vez dará certo.
A caminho
A Série B chegará à metade na 19ª rodada. Até lá, o Ceará terá pela frente América (18º), Atlético/GO (15º), Sport/PE (4º), Avaí/SC (11º), Guaratinguetá (13º), Palmeiras (1º) e Joinville (5º). Quatro jogos dentro de casa, três fora. Em disputa, 21 pontos. Dentre os adversários, dois do G-4: Palmeiras (líder) e Sport (4º). E só um da zona de rebaixamento (América, 18°). Desse grupo, o Palmeiras é o que gera maior preocupação, já pela história, tradição e campanha, sério candidato ao título. Tirando isso, não há grandes diferenças entre os demais concorrentes.
Atitude
O presidente Osmar Baquit tinha que tomar dura decisão. Protelara até o jogo com o Treze. A nova derrota para o Luverdense tornara a situação insustentável. Mas o que terminou de detonar foi a vitória do Águia, que ganhou do Baraúnas e tomou o lugar do Leão no G-4. Virou um tufão. Não houve como segurar Hélio dos Anjos nem tampouco Jurandir Júnior. Baquit não abre mão da classificação para a Série B e não vai contemporizar com quem quer que seja.
Show ao vivo
A TV Diário é assim: faz ao vivo o Campeonato Cearense de Automobilismo direto do Autódromo Virgílio Távora. Os jogos do Fortaleza, fora de casa, serão sempre ao vivo, tal como a cobertura exclusiva, direto de Lucas do Rio Verde/MT. Fez ao vivo a Regata Dragão do Mar. Pôs ao vivo no Debate Bola trecho do Fortal em que Ivete Sangalo participava. Porque tem grade própria, é a única TV que pode abrir generosos espaços para os eventos que envolvem interesses cearenses.
"Temos muitos pilotos cearenses com talento para o automobilismo internacional. Faltam apenas dinheiro e patrocinador".
Robério Lessa
Comentarista, analisando o atual estágio dos competidores
Velhas Águias. Reencontro de pilotos que em 1985 iniciaram a aviação desportiva no Ceará. Walden Prata, Adjacir Cidrão Filho, Horácio Gadelha, Flávio Torres, Ari Josino, Orlando Siqueira, Benedito Ângelo, Djacir Romeiro, Dudu Rios, Roberto Targino, Nilson (Arrebite), Tarcílio Silva, Manoelito Moreira, Guilardo Nunes, Crisanto Almeida e Maurício Targino.