Embotamento
O Luverdense é manjado: Tozin, Misael, Tatu... Mesmo assim complica pra cima do Fortaleza. Injustificável embotamento tricolor no primeiro tempo. Não sei a razão desse assombro. Não há explicação. Leão atônito no início tomou dois gols. Perdeu aí. Voltou e dominou a fase final. Senhor das ações, não dos gols. Em chute de Jackson Caucaia acertou uma bomba na trave. Travou. Sim, a ausência de Charles e Esley foi sentida. Tudo bem. Mas não justifica o Fortaleza quedar como quedou. Gostei de Romarinho. Entrou e mostrou serviço. Quarta tem o Cuiabá no PV.
Destaque. Show de Elanardo no Romeirão: do banco para o triunfo. Ele levou o Icasa à espetacular virada sobre o São Caetano (3 x 2). Resta saber se Sidney Morais o manterá na reserva. Há coisas no futebol que eu tento entender, mas não consigo.
Recordando. 1969. Turma da escolinha do Fortaleza que estava subindo para o time principal. A partir da esquerda (em pé): ? , Pedro Roberto, Cícero, Melo, ? , Vanor Cruz, Hélio e João Cunha. Agachados: Abel, Maromba, Beto, Fontoura, Alvires e Josias. No canto direito, o famoso e saudoso dirigente Renato Brito Bastos. (Acervo de Elcias Ferreira).
Treze
Leão passou pelo Treze da Paraíba. Mas tem de subir de treze na pontuação. Fortaleza já foi líder. Hoje vê a chagada do Santa que também tem treze. Acendeu a luz amarela. E o outro tormento, o velho Águia de Marabá já tem 14 pontos. Passou. Leão fora do G-4.
Brio
Quando o São Caetano fez 2 a 0 logo no Icasa, contei: 12 a 0 para os paulistas (3 do Guaratinguetá, 3 do Oeste, 4 do Palmeiras, 2 do São Caetano). Balaio. A volta por cima foi emocionante. O Icasa retomou o brio, quando o imaginei irremediavelmente perdido.
As dificuldades ao jogar fora de casa são naturais. Mas precisamos vencer fora também. Vamos trabalhar para isso". Rogerinho - Meia do Ceará, analisando essa limitação alvinegra
Evolução
Anima a torcida do Ceará o fato de o time confirmar desempenho melhor. Seu primeiro tempo em Belo Horizonte deixou a desejar, mas na fase final revelou-se brioso, a ponto de virar o jogo e somente ceder o empate por infelicidade de Anderson Marques.
Ascensão
Diego Ivo se estabeleceu de vez, não só pelo gol que marcou em Minas, mas pelo conjunto de sua produção, quer na tarefa de defender, quer na de eventualmente concluir de cabeça no ataque. No Estádio Independência, Diego Ivo esteve muito bem.
Comparação
Ceara e América/RN atuam amanhã no Castelão. O Ceará foi goleado pelo Paraná (3 x 0). O América também foi goleado pelo Paraná (4 x 0). Ceará, 14 pontos; América, 13. Ambos têm três vitórias. Saldo de gols do Ceará é menos um; o do América menos sete.
Abrir distância
Com dois jogos seguidos em casa (América/RN, amanhã; Atlético/GO, dia 9), ótimo momento para o Ceará abrir distância com seis pontos. Jogos em que não se admite tropeço. Já diante do Palmeiras será no dia 31 de agosto, um sábado, às 16 horas, no Castelão.