Inspiração na estreia
O significado de um gol varia de acordo com as circunstâncias. O gol assinalado por Léo Gamalho ganhou maior importância por três fatores que enumero: a estreia dele, o Ceará aturdido porque levara um gol no primeiro minuto e o desespero que tomara conta da equipe na luta para sair da crise. O gol de Gamalho mudou tudo porque trouxe novas e legítimas a esperanças: motivou, fez a equipe crescer e virar o placar. Acho até que o golaço de Magno Alves veio na esteira da inspiração trazida pelo estreante. Síntese: o gol de Gamalho aconteceu na hora certa. De carrasco a herói, em pouco tempo. Resta agora a confirmação nos próximos jogos.
Sem assombros- Vejo situação mais favorável neste jogo do Fortaleza no Mato Grosso. A principal delas: a experiência adquirida na recente partida do dia 18 de julho pela Copa do Brasil. Portanto, nada de assombro. É hora de Fabrício se redimir de alguns equívocos que vem cometendo. Lá mesmo andou se complicando.
Ninho do...
Adoro nome de estádio em homenagem aos animais ou à natureza. Domingo passado, na estreia do Ferroviário na Copa Ecohouse, houve vitória coral (1 x 0) sobre o ABC/RN no Estádio Ninho do Periquito em Natal. Mas o que também me chamou atenção foi o nome do estádio: Ninho do Periquito. Que beleza, gente! Outro estádio de nome belíssimo está na cidade de Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso, onde o Fortaleza jogará sábado contra o Luverdense: Estádio Passo das Emas. Foge à prática comum de homenagens de cunho político, nem sempre justas.
"Desde que eu cheguei aqui, o pessoal tem me dado um tratamento excelente. Eu só procurei retribuir".
Léo Gamalho
Atacante do Ceará, após a vitória sobre o Chapecoense
Maratona
País continental é assim: O Fortaleza embarcou ontem para Cuiabá às 18h50min. Fez escala no Rio de Janeiro. Embarcou às 23h15min. Deve ter chegado a Cuiabá por volta de 01h05min de hoje. Pelo menos era a previsão. De Cuiabá para Lucas do Rio Verdes são 282,99 km em linha reta, mas a distância em condução são 332 km, num tempo estimado de quatro horas. Eis a tamanha maratona, antes mesmo de entrar em campo.
Os mesmos
Ao Fortaleza uma reflexão simples: no Luverdense estarão novamente atletas bem conhecidos como Washington, Tozin, Misael, Ney Mineiro, Tatu, Max Carrasco, Edinho e companhia. Jogadores comuns. Não vejo motivo para inquietações, pois o adversário tem seus valores, mas está abaixo do Fortaleza na classificação geral: dois pontos a menos (13 a 11) e uma posição atrás (Fortaleza, 3º; Luverdense. 4º). Dá para encarar, mantendo o respeito.
Notas & notas
O comentarista esportivo Mardônio Botelho e sua esposa, Vera Lúcia, felizes da vida: a filha do casal, Ana Sobreira Botelho, aprovada em 2º lugar no concurso para o cargo de Promotor de Justiça do Ministério Público do Piauí, toma posse hoje em Teresina. Ana segue a carreira do avô, saudoso Mardônio Peixoto Botelho, que foi respeitado promotor de Justiça aqui no Ceará. A posse será às 9 hs no Auditório do Ministério Público do Estado do Piauí.
Recordando. 1967. Visita do América, campeão cearense, a Campina Grande na Paraíba. Enfrentou o Treze pela então Taça Brasil. Nessa época, para entrar no estádio os atletas passavam no meio da torcida. O colaborador, Sérgio Lage, que assistiu à partida ao lado de seu pai, Lucívio Rocha, não lembra o placar.