Potencial de ataque
Ruan teve e ainda tem as bênçãos do técnico Hélio dos Anjos. Ganhou oportunidades ainda depois que a torcida o vaiou. Hélio tentou segurar. Acho até que o treinador estava certo, tentando não queimar o jovem atleta. Tempo ao tempo. Ruan poderá brilhar num outro momento. Waldison, quando saiu do Pici, estava em grande fase. Se mostrar o mesmo padrão do ano passado, será titular. Melhor para Assisinho que receberá uma parceria de reconhecido potencial. Conversei com Waldison na TV Diário. Percebi sua alegria de voltar ao futebol cearense. É bom ter de volta um atleta que está assim, por vontade própria, nutrindo o desejo de reencontrar-se com a torcida.
Recordando. 1962. Um dos mais perfeitos times do futebol em todos os tempos: Santos bicampeão mundial, com uma vitória sobre o Benfica por 5 a 2 em pleno Estádio da Luz, Lisboa. A partir da esquerda (em pé): Lima, Zito, Dalmo, Calvet, Gilmar e Mauro. Na mesma ordem (agachados): Doval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe. (Colaboração de Sérgio Castelo Branco Pinheiro).
Artilheiro
Fiquei feliz ao ver Mota já tomando gosto para voltar, após superar o momento mais delicado de uma contusão que o prejudicou e prejudicou mais ainda o Ceará porquanto deixou Magno Alves sem a parceria ideal. Mas é assim mesmo. Esses contratempos têm de ser contornados com o material disponível. Pena que até agora ninguém conseguiu jogar à altura do titular. Daí, portanto, a expectativa pelo retorno de Mota o mais rápido possível.
Ala
Já foi Vicente, do Ceará, o melhor ala do futebol cearense. Não sei bem a razão por que de repente ele não mais repetiu aquelas atuações convincentes. Hoje, o melhor ala do futebol cearense é Carlinhos, do Icasa. Apoia bem, é aplicado, e não raro faz cruzamentos precisos. Marinho Donizete também teve momentos bons. Mas, a rigor, o mais regular tem sido mesmo Carlinhos, do Icasa. Ótimo para o Verdão do Cariri que pegará o Palmeiras.
Para valer
Defendo também novas oportunidades para Maciel no ataque do Fortaleza. Oportunidade mesmo, não aquela que lhe foi dada em Brasília, domingo passado, sob o sol de quase meio-dia e quando o Leão já estava no sufoco. Aquilo não é chance: é sacrifício. Chance é quando o jogador entra de início. Agora com Waldison, certamente Maciel terá de esperar um pouco mais. Tudo bem. Faz parte. Mas quando lhe forem dar nova oportunidade que esta venha num jogo inteiro e não fracionado como foi na partida passado
Sequência
Lulinha fez grandes apresentações pelo Ceará. Mas as oscilações de seu desempenho não o deixaram ganhar a posição de titular. Entendo, porém, que uma sequência de jogos poderia devolver a Lulinha a melhor condição. Muitas vezes o atleta não rende tudo o que sabe por culpa do modelo tático; outras vezes, por desleixo mesmo. Prefiro acreditar que Lulinha esta incluído na primeira parte. Potencial ele tem. Não sei o que o tem travado.
Notas & notas
TV Diário transmitirá com exclusividade, domingo próximo, dia 28, a partir de 10 horas da manhã, a Regata Dragão do Mar, direto da enseada do Mucuripe. Mais uma vez, se Deus quiser, estarei narrando a prova. /// Presidente do Catuleve - Clube de Aviação Desportiva, articula a retomada dos ralis aéreos. O primeiro deles seria para o Castanhão, já em agosto. A proposta será apresentada para que sejam determinadas as regras da competição.
"Disseram que o Jô estava acabado para o futebol. Disseram que o Ronaldinho estava acabado para o futebol. A resposta está aí: o título da Libertadores".
Ronaldinho Gaúcho
Atacante do Atlético/MG