Matéria-1290993

Hora de definir
As experiências que o técnico Sérgio Guedes vem fazendo nos treinos do Ceará visam a definir a melhor formação. Isso prova que, a despeito da intertemporada, ele colocou em campo em Juazeiro do Norte um time que certamente não era o que pretendia. Acho até que houve precipitação na promoção da estreia de Marcos, Hamilton e Richely, que tiveram produção abaixo do esperado. Agora, mormente pelos senões detectados, ele fará as devidas correções. Ficou patente que Guedes está satisfeito com a defesa, pois mantém a base com Fernando Henrique, Marcos, Douglas, Anderson e Vicente. Entretanto, da linha média para frente, suas dúvidas são evidentes.

Opção
Num jogo truncado, de retranca mesmo, uma das opções é ter especialista em tiros de longa distância para furar do bloqueio. No empate do Fortaleza diante do Luverdense, vi apenas uma tentativa perigosa de longa distância em chute de Esley. É preciso explorar mais essa alternativa de tiros de fora da área, máxime em confrontos pela Copa do Brasil, onde geralmente quem joga fora de casa arma esquema fechado para subir nos contra-ataques.

À distância
Gonzaga Mota, ex-governador do Ceará, embora nem tão próximo do futebol, não deixa de acompanhar à distância o seu Ferroviário. Sabe que o Ferrão está na chave A da Copa Fares Lopes, junto com Uniclinic, Tiradentes, Terra e Mar e América. Sabe também da contratação do meia Jack Chan. Enfim, procura manter-se informado sobre seu clube de coração, ainda que não compareça aos estádios de futebol.

Ao pé do ouvido
No intervalo do treino do Ceará, na quarta-feira passada, poucos perceberam uma conversa isolada, particular, entre o atacante Magno Alves e o técnico Sérgio Guedes no centro do gramado. O técnico limitou-se mais a ouvir. Os demais jogadores tinham se afastado. Aí Magno falou e gesticulou muito. Quando os times retornaram, Magno não voltou. Já ontem Magno estava treinando normalmente. O que exatamente foi dito por ele na quarta ninguém sabe. Uma conversa ao pé do ouvido faz bem, principalmente quando para recíproco esclarecimento.

Recordando. Década de 1970. Integrantes da Rádio Verdes Mares. A partir da esquerda: Alberto Sampaio, Chiquinho, Astrolábio Queiroz, Orlando, Menezes e Sebastião Queiroz, que foi também presidente do Sindicato dos Radialistas. Amanhã, faz 11 anos da morte do saudoso Sebastião Queiroz, ardoroso torcedor do Ceará Sporting Clube.

Sem queimação
O jovem atacante Ruan foi infeliz ao perder três grandes oportunidades diante do Luverdense. Sem a vitória, a torcida do Fortaleza não o perdoou. Ruan foi vaiado quando substituído. Mas não se pode queimar assim um jovem que promete. O rigor da torcida não raro prejudica o futuro de um atleta. Se Ruan se deixar levar pelo abatimento, dificilmente encontrará força para a superação. A torcida já esqueceu a vitória no Acre, com dois gols dele?

Tornozelo
Justo quando eu pregava aqui nova oportunidade para Romário entrar como titular ao lado de Magno Alves, eis que o jovem atacante do Ceará sofre contusão no tornozelo. Nesta parte, Romário não tem levado sorte. Saiu de uma contusão, voltou muito bem e já sofreu outra contusão. Ainda bem não é nada grave e brevemente ele estará de volta. Mesmo assim interrompeu a sequência que se mostrava ascendente, máxime porque tinha tudo para ser o titular no lugar de Mota.

"Saí daqui muito cedo, mas nunca deixei de ser um brasileiro patriota, de levar e tentar exaltar o nome do Brasil lá fora".
David Luiz
Zagueiro que foi para a Europa aos 19 anos e só agora ganhou as graças da torcida Canarinho