Outro tempo
Brinquei com o pesquisador Airton Fontenele, especialista em Seleção Brasileira. Perguntei se Schiaffino e Gigghia jogariam amanhã pelo Uruguai. Os mais jovens talvez não saibam que foram Schiaffino e Gigghia que calaram o Maracanã na tragédia em que a Seleção Brasileira perdeu a Copa de 1950. Passou. Hoje é outro tempo. Uruguai tem Forlan e Soarez. O Brasil tem Fred e Neymar. A Canarinho foi muito melhor que o Uruguai na fase de grupos. O time de Felipão está em plena ascensão. O Uruguai oscilante, nem de longe lembra o que fez bonito na Copa 2010.
À espera. Nas vezes em que entrou, Jô atuou bem, assinalou gols e suscitou uma dúvida: seria ele mais que Fred adequado ao atual modelo da Seleção Brasileira? Alguns entendem que sim, mas, pelas palavras do Felipão, Jô continuará à espera de novas oportunidades.
Europa
O time uruguaio é experiente. A equipe principal é composta por jogadores que atuam na Europa, exceto Diego Forlan, do Inter de Porto Alegre. O perigoso atacante Cavani joga no Napoli. O eficiente defensor Cáceres atua na Juventus.
Respeito
Pela confiança alcançada com aproveitamento de 100% e por jogar em casa, o Brasil é favorito. Mas nada de otimismo exagerado. Contra os uruguaios, toda reserva é pouca. Eles ão briosos, máxime quando enfrentam a Canarinho.
"Alguns não gostam do Fred, não simpatizam com ele e dizem que ele não é o jogador ideal, mas, para mim, ele está presente sempre".
Luiz Felipe Scolari
Técnico da Seleção Brasileira
Mundo afora
Vejam em que países jogam atualmente os atletas da seleção do Uruguai: o goleiro Muslera, na Turquia. Na Espanha estão Lugano, Godim e Rodriguez. Na Itália, Caceres, Arevalo, Gonzalez e Cavani. Em Portugal, Pereira. Forlan joga no Inter do Brasil.
Mundo afora II
Júlio César (Inglaterra). Dani Alves (Espanha), Thiago Silva (França), David Luiz (Inglaterra), Marcelo (Espanha), Paulinho, Luiz Gustavo (Alemanha), Oscar (Inglaterra), Hernanes (Itália), Neymar, Fred (Brasil), Hulk (Rússia), Jô (Brasil).
Ascensão
Quixadá e Itapipoca de volta à Série A cearense. Parabéns. Que façam agora equipes mais consistentes para o novo desafio. Esses dois municípios já têm certa tradição no futebol. Na parte estrutural, poderiam melhorar bastante seus estádios.
A primeira vez
Em 2011, São Benedito e Maracanaú subiram para a Série A 2012. Sem estrutura caíram. Crateús subiu em 2010, montou bom time e se garantiu em campo. Mas imperdoável falha na contagem dos cartões o rebaixou. A primeira vez requer mais atenção, gente.
Recordando. 1968. Fortaleza Esporte Clube. Abel, Cícero, Melo, Pedro Basílio, João Cunha e Hélio, Maromba, Beto, Vanor Cruz, Josias e Fontoura. Observem a rara camisa do Fortaleza, com listas verticais e sem o escudo do time. (Colaboração de Elcias Ferreira).