Matéria-1279412

Os primeiros testes

A Copa das Confederações é uma preliminar da Copa do Mundo. Teste geral dos equipamentos e serviços. A Copa das Confederações começou em 1992, mas só a partir de 2001 passou a ser usada como ensaio para o Mundial. Em 1990, a Copa do Mundo foi na Itália. Como não havia ainda a Copa das Confederações, os testes dos equipamentos e serviços foram feitos um ano antes em amistosos nos estádios que seriam cenário da competição. Assim, em 1989, o Brasil jogou no Estádio Renato Dallara, em Bologna. Houve falhas no sistema de comunicação no primeiro tempo, mas logo foram corrigidas. Não esperem perfeição nos primeiros momentos. É ainda período de adaptações e correções.

Verdinha 810

No amistoso Itália 0 x 1 Brasil, em Bologna, no ano de 1989, a Verdinha esteve lá. Eu, Sérgio Pinheiro e Carlos Silva fizemos a transmissão. Tudo certo, sem problemas. Mas algumas emissoras de São Paulo só conseguiram iniciar a transmissão quando o jogo já estava com 20 minutos. Já na Copa do Mundo de 1990 tudo foi perfeito. Sem falhas. Mas a mais organizada Copa do Mundo foi a da Alemanha. Parece que o alemães vivem eternamente organizados.

Caprincho

O Brasil, neste ensaio a partir do dia 15, terá condições de oferecer boa qualidade em todos os níveis aos visitantes. Falhas pontuais poderão acontecer agora na Copa das Confederações. Mas isso será normal. Não poderá ser, porém, falha grave que comprometa a credibilidade do anfitrião. Aqui, temo muito pela segurança, não obstante todo o aparato que está sendo montado. Vamos, pois, com capricho, fazer a parte que nos toca.

Certame capenga

É inadmissível a Copa do Nordeste sem times de todos os estados da região. Para ser completa a competição terá de ter clubes de Sergipe, Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão. Se assim não for, estará capenga. Já estão garantidos para a Copa do Nordeste 2014 as equipes do CRB, CSA, River Plate, Ceará, Guarany/S, América, Potiguar, Treze, Botafogo, Vitória, Bahia, Vitória da Conquista, Sport, Santa Cruz e Náutico. Mas se não incluírem Maranhão e Piauí estará caracterizada terrível e inaceitável discriminação.

Recordando. Década de 1970. Estádio Castelão. Quixadá Futebol Clube.  Calado (técnico), Zé Antonio, Louro, Cândido Mossoró, Helano, Tomé e Birungueta, Vento, Neném Mossoró, Sérgio, Dadau, César e Mudo (massagista). Do álbum do ex-jogador Helano. Colaboração de Val Tavares.

Ídolo

Neymar é bom jogador, mas longe da genialidade dos ídolos Pelé e Garrincha. De qualquer forma, torço por ele e admito que a pressão imposta pela telinha o tem inibido quando ele veste a camisa canarinho. Neymar tem talento. E poderá render muito mais, se não for sufocado pela cobrança e pela bajulação. Na maioria das vezes o exagero da mídia torna-se irritante, insuportável. Deixem Neymar na dimensão de Neymar, sem exigir dele além de suas potencialidades.

Favorita

A melhor seleção que vi nos últimos cinco anos é a da Espanha, atual campeã do mundo. Mesmo sem Puyol e Xabi Alonso, que não vieram porque estão contundidos, ainda considero a Fúria favorita. Dos jogadores da seleção espanhola que disputaram a final da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul, estão aí Casillas, Sergio Ramos, Piqué, Fabregas, Busquets, Xavi, Iniesta; Pedro, Jesús Navas, Villa e Torres. Um time que me fascina.

"Piauí e Maranhão reivindicaram vagas na Copa do Nordeste. Eu acho isso muito justo e estou trabalhando junto aos organizadores para que esses dois Estados sejam atendidos".

Mauro Carmélio
Presidente da FCF