Técnicos de futebol
Faz muitos anos Ceará e Fortaleza optaram por técnicos do Sul/Sudeste. Mas os resultados não mudaram: nem subiu o Ceará, nem subiu o Fortaleza. Quem subiu foi o Icasa, que trouxe do Rio Grande do Norte Francisco Diá. Mas há nitidamente rejeição contra técnicos nordestinos. "Um profeta só é desprezado na sua pátria, entre os seus parentes e na sua própria casa" (Marcos, 6, 1-4). No futebol também é assim. Os "profetas" Oliveira Lopes, Flávio Araújo, Francisco Diá, se tiverem chances nesses dois grandes, serão efêmeras porque para eles a tolerância é zero.
Time dos Sonhos. O vereador e professor Evaldo Lima, membro do conselho deliberativo coral, antecipou que, na votação que elegeu os melhores da história do Ferroviário, o ídolo Pacoti já tem vaga assegurada. Resultado total e oficial será divulgado este mês.
Contradição
O cearense Oliveira Lopes Canindé foi campeão da Copa do Nordeste pelo Campinense, mas o Ceará preferiu trazer o técnico vice-campeão dessa Copa, Leandro Campos. Motivo simples: Leandro nasceu em Porto Alegre; Oliveira, em Canindé.
Contraste
O paulista Vica, com todo o aparato logístico do Fortaleza, não subiu o Leão para a Série B. Diá, com o Icasa cheio de problemas e até com jogadores em greve, subiu o Verdão para a Série B. Diferença de salário: o do Diá, bem pequenininho.
"A gente vai melhorar a cada dia, a cada jogo. Nos treinos eu dou o máximo de esforço para aparecer bem nos jogos".
Dico
Atacante do Fortaleza
(no site do clube)
Almanaque
Será no dia 25 de junho, às 20h30, no Náutico Atlético Cearense, o lançamento do "Almanaque do Ferrão", escrito por Evandro Ferreira Gomes, vice-presidente do Ferroviário. Ficha técnica dos 3.449 jogos oficiais e amistosos do clube, dados sobre os 1.956 jogadores que atuaram pelo time coral, além de curiosidades e fotos sobre a vida do Ferrão.
Notas & notas
A torcida do Fortaleza sabe quem é Acrísio Militão de Castro? Esse é o verdadeiro nome de Dico, atacante tricolor. /// Quem fez o maior sucesso no Programa Enio Carlos, na TV Diário, foi a princesa dos pezinhos (embaixadas), Gabriela de Castro. Ela também cantou três canções. Quixadá e Juatama vibram com o êxito da Gabriela.
Cearense salvou
O Fortaleza há muito tenta voltar à Série B. Em 2010, Tentou com o goiano Zé Teodoro, não deu. Em 2011, o carioca Arthur Bernardes e o mineiro Ademir Fonseca (foto), deixaram o time na pior. Foi preciso o cearense Júlio Araújo salvar o Leão do rebaixamento para a Série D no último jogo com o CRB. Em 2012, o paulista Vica quase chegou. Agora a missão é do mineiro Hélio.
Recordando. Ontem, no programa A Grande Jogada (TV Diário), Sebastião Belmino recebeu uma inesperada visita que o levou ao túnel do tempo. Na memória, retornou à década de 1960 na Ceará Rádio Clube. O plantonista da época, Narcez Neves, para surpresa de todos, entrou lépido e fagueiro no estúdio do Canal 22 como se o mundo tivesse estacionado nos anos 60. Narcez, com quem também trabalhei, está conservadíssimo. No papo, não faltaram referências às salas de escuta, onde bons receptores captavam as ondas curtas das emissora de outros estados e do exterior. Não faltava um rádio Transglobe. Obrigatório um gravador Akai (de rolo). Dos plantonistas daquele tempo, creio que só Sousa Filho continua na ativa.