Quase centenário
Amanhã, Ceará 99 anos. Uma história, muitas vidas. A caminho do centenário, o Ceará já experimentou episódios marcantes desde o primeiro título até o tri estadual recentemente conquistado. 1957 foi o ano em que pela primeira vez vi o Ceará jogando. Eu tinha 10 anos de idade. O goleiro era o Ivan Roriz, de quem me tornei fã porque nesse dia ele fez defesas monumentais. Fiquei impressionado com o Ivan. Nos nomes de Mitotônio a Gildo, de Alexandre Nepomuceno a Sérgio Alves, justa homenagem a todos os atletas, dirigentes e torcedores que juntos edificaram e edificam a grandeza do Vozão.
Responsabilidade
Neste desafio do Fortaleza, a pergunta é: quem será a grande liderança tricolor em campo? No meu entendimento, o zagueiro Fabrício. Aliás, em 2012, na decisão da vaga diante do Oeste, faltou mesmo uma liderança em campo. Até o então líder, Geraldo, perdeu-se ali.
Estreia
Fortaleza começa hoje em Caicó importante jornada: lutar por vaga na B nacional 2013. O Leão caiu para Série C em 2009. Já disputou a "C" em 2010, 2011 e 2012. No ano passado, perdeu a vaga para o Oeste em pleno PV. Frustração. Foi quando esteve mais perto de subir.
No caminho
Águia/PA, Baraúnas/RN, Brasiliense/DF, CRB/AL, Cuiabá/MT, Luverdense/MT, Rio Branco/AC, Sampaio Correa/MA, Santa Cruz/PE, Treze/PB. Desses, o Águia é o que mais tem incomodado a vida da Leão.
"A única coisa que eu lamento é o regulamento da competição. Era para ser o mesmo regulamento da Série B e da Série A".
Hélio Dos Anjos
Técnico do Fortaleza
Comemorações
Amanhã, a partir de 8hs da manhã, missa em ação de graças em Porangabuçu pela passagem dos 99 anos do Ceará. Será concelebrada pelos padres Martinho, Pedrão e Almir Magalhães. Ontem à noite houve a entrega do Troféu Vovô de Ouro ao jornalista Alberto Damasceno e aos colaboradores João Batista e Pinheirão.
Selecionadas
De maio de 1956 a fevereiro de 2013, 24 jogos entre as seleções principais de Brasil e Inglaterra (11 vitórias do Brasil, 4 da Inglaterra, 9 empates). Dos atuais convocados, 11 atuaram no retorno de Luiz Felipe Scolari quando da derrota para a Inglaterra (2 x 1) no dia 6 de fevereiro de 2013, em Londres. (Dados de Airton Fontenele).
Outra estrela
Guarany/S e Tiradentes iniciam hoje suas jornadas na Série D. O Bugre pega o Ypiranga/PE e o Tigre enfrenta o Central/PE. O Guarany, que já tem uma estrela de campeão brasileiro da categoria, vai duplamente motivado: primeiro pela campanha que o fez vice estadual; segundo, porque seu técnico Argeu dos Santos foi eleito o melhor do Estado.
Recordando. 13 de maio de 1959. A maior vaia da história do Maracanã. Brasil x Inglaterra. O locutor do estádio anunciou a escalação com Julinho (Júlio Botelho) na ponta-direita. A torcida carioca, que queria Garrincha, não perdoou. Vaiou Julinho incessante e impiedosamente desde o instante em que teve seu nome foi anunciado até ele entrar em campo e pegar na bola. Mas em dois minutos, Julinho transformou as vaia em aplausos. Logo aos dois minutos fez um golaço. A torcida o aplaudiu calorosamente. Julinho deu show de dribles e jogadas geniais. Dele também o passe perfeito para Henrique marcar o segundo gol do Brasil (2 a 0, placar final). Julinho ovacionado saiu de campo, sendo eleito o melhor do jogo. Fato inesquecível.