Primeiras impressões
A sabedoria popular entende que a primeira impressão é a que fica. Em alguns casos, sim; em outros, não. Quanto ao início dos times cearenses na Série B nacional, gostei. Foi bom o empate (0 x 0) do Ceará fora de casa, máxime porque com um jogador a menos durante todo o segundo tempo e diante do São Caetano em São Paulo. Melhor ainda a estreia do Icasa com vitória no Romeirão diante do vice-campeão pernambucano , Sport/PE, por 2 a 1. Não dá para formar juízo seguro sobre o nível que a Série B poderá apresentar. Mas, pelo menos para começar, as primeiras impressões foram satisfatórias. Nada, porém, de tomar os rendimentos como definitivos.
Comemoração
Ontem, cedinho da manhã, a Praça da Imprensa já estava ornamentada com bandeiras e faixas alvinegras para a carreata em comemoração ao tri (2011/2012/1013), conquistado pelo Ceará. Contrariando os que dizem que esse tipo de comemoração está caindo em desuso, houve efetiva participação dos torcedores que se incorporavam à medida em que a carreata seguia pelas avenidas até chegar a Porangabuçu. Bela festa.
Recordando
Década de 1970. Seleção de Jaguaruana. A partir da esquerda (em pé): Xavier, Raimundo Delfino (então universitário, hoje presidente da Santana Textiles), Marivaldo (ex-Calouros do Ar), Chico Pombo, João Cunha (ex-Fortaleza) e Assis. Na mesma ordem (agachados): Maromba (ex-Fortaleza), Aloísio, Zé Meu (ex-Fortaleza e Tiradentes), Leopoldo e Esquerdinha. (Colaboração do saudoso Jurandy Neves).
Observações
A contusão de Magno Alves aconteceu no momento em que o jogador reencontrara seu melhor futebol, inclusive ajustando a parceria no ataque ao lado de Mota. Como Magno é disciplinado em tudo o que faz, creio que seu próprio zelo o levará a uma recuperação mais rápida. /// Gostei da atuação do zagueiro Anderson Marques. Revelou-se seguro, quando o São Caetano apertou no segundo tempo. Ótimo para Leandro Campos que terá nova alternativa.
Até lá, amigos...
Pela decisão da Superliga, em Wembley, Londres, houve nas ruas confronto entre as torcidas do Borussia Dortmund e do Bayern de Munique. As imagens mostradas pela TV foram bem semelhantes às acontecidas perto do PV quando jogam Fortaleza e Ceará. Até lá, amigos, na fina e educada Europa, de primeiro mundo... Quanto ao jogo, recado ao Brasil: na Copa Fifa 2014 pegará pela frente um futebol de muita força física e velocidade. Mas acho mais bonito o futebol de toques da Seleção Espanhola. Questão de gosto mesmo.
Estreia
Raphael Macena estreou pelo Ceará em São Paulo no empate (0 x 0) diante do São Caetano, mas teve pouco tempo para mostrar a verdadeira dimensão do seu atual futebol. De qualquer forma, mesmo prejudicado pelas circunstâncias, pois o jogo já ia caminhando para o fim, além de o Ceará estar com um jogador a menos, Macena cuidou de fazer a parte que lhe cabia. Agora, abre a expectativa para o jogo de amanhã diante do Paysandu no PV.
Notas & notas
Poucos batem pênalti tão bem quanto Elanardo. Não o vi perder um sequer. /// Vitória de goleada do Fortaleza sobre o Confiança gerou animador ambiente no Pici. Guaru em alta pela convincente atuação. Ótimo. /// O gol de Leandro, o da vitória do Icasa sobre o Sport, foi produto do puro reflexo. Na rebatida do goleiro Magrão, Leandro devolveu no ato, de cabeça, não dando chance de recuperação ao goleiro. Parabéns pela esperteza.
"Gostaríamos de ter ido mais longe, mas o basquete cearense ganhou visibilidade e tende a crescer. Precisamos de parcerias."
Alberto Bial
Técnico da Seleção Cearense de Basquete