Atos tresloucados
A diretoria do Guarani/J tem razão quando reclama com veemência dos erros de arbitragem. Foi mesmo o time mais prejudicado pela incompetência dos homens do apito e de seus asseclas. A diretoria do Guarani tem todo o direito de lançar libelo contra a FCF e contra a comissão de arbitragem pela pusilanimidade com que ambas estão tratando assunto tão sério. A diretoria do Guarani tem todo o direito de protestar e bradar ao mundo, mostrando sua indignação diante da rapinagem que alega ter sofrido. Mas a diretoria do Guarani deixou de lado todos esses direitos quando, dominada por incontrolável emoção, praticou atos tresloucados só admitidos pelos inconsequentes.
Revisão
O Guarani certamente pagará caro por ter impedido a sequência do jogo. Mas não pode a arbitragem cearense seguir impune, sem responder pelos estragos que vem causando. "Geladeira" de alguns jogos não é castigo senão prêmio aos árbitros e auxiliares incompetentes. Vão continuar errando e zombando das vítimas. Um absurdo.
Um jogo a mais
Fortaleza e Icasa estão iguais em tudo, mas há um detalhe: o Fortaleza tem um jogo a mais. O Leão fez 10 jogos e o Icasa só fez nove. É que da programação da nona rodada só houve Horizonte 1 x 2 Fortaleza. Os demais jogos ficaram assim: Ferrão x Guarany (dia 16/04); Icasa x Tiradentes (17/04); Ceará x Guarani (18/04).
Calma, gente!
Os apressados já cuidam de criticar de forma contundente o técnico Hélio dos Anjos. Sim, o Fortaleza anda vacilante e, em momentos, perde o norte como no empate com o Tiradentes. Mas não é da noite para o dia que um técnico coloca em ordem um time de futebol. Deixem o Hélio trabalhar. Resultados imediatos não acontecem. Foi por isso que não entendi a demissão de Ricardinho, do Ceará. Nada contra Leandro Campos, que em breve colherá frutos. Apenas penso que entre o plantio e a colheita há um tempo. Hélio chegou agora, amigos.
Recordando. Década de 1960. Ceará. A partir da esquerda: Marco Aurélio, Carlito, Dedé, Cícero, Gildo, Espanhol, Zé Gerardo, Alexandre, Mauro Calixto e Aloísio Linhares. O árbitro é Louralber Monteiro. Não identifiquei o outro time nem o estádio rodeado de casas. (Colaboração dos torcedores Manoel e Chicão).
Esperança
Osvaldo fez boa estreia na Seleção Brasileira. Tranquilo, mostrou-me bem à vontade, inclusive com participação no quarto gol. Noto que os cronistas do Sul/Sudeste quase nada comentam sobre Osvaldo. E é porque ele está no São Paulo. Pelo que produziu, creio que garantiu a inclusão de seu nome nas próximas convocações.
Notas & notas
Dico, do Tiradentes, mais um belo gol. Desta feita no Fortaleza. Gol bonito virou algo comum na vida dele. /// O goleiro Fábio Lima, que fez defesas notáveis diante do Ceará, foi o melhor da 10ª rodada. /// O Icasa, quando não puder contar com Chapinha, terá de dispor de alternativa eficiente. Num é mesmo, Diá?
"Este formato em ferradura da Fonte Nova dá uma atitude, um perfil especial a esse estádio. É a criatividade uma das características maiores deste povo".
Dilma Rousseff
Presidente do Brasil (na solenidade de inauguração)