Equilíbrio na vitória do Leão
Fortaleza 1 x 0 Horizonte. Equilíbrio. Times dividiram chances de gol e se alternaram entre bons e maus momentos. A diferença ficou no detalhe do gol de Edinho, que foi oportunista e marcou 1 a 0. O Horizonte respondeu e chegou com perigo em conclusões de Erivelton Freire e Jack Chan. Leão com Marinho Donizete desperdiçou momento para ampliar. Na fase final, o panorama não mudou. Thiago, do Horizonte, obrigou João Carlos a fazer a mais bela defesa do jogo. E João Henrique perdeu nova chance para o tricolor. Lance polêmico: Charles teria cometido pênalti em Jack Chan. Logo depois, com Valter expulso, sumiram as possibilidade de reação do Horizonte. Leão líder.
Descida
É inacreditável a descida do Ferroviário. Não dá para explicar. Sumiu a bela campanha da fase classificatória. Giancarlo em jejum total. O Guarany de Sobral fez a festa. Louve-se a presença do Luís Carlos que ontem fez dois gols na vitória do Bugre (3 x 0). Em quatro jogos, Luís já marcou três jogos. Valeu, Luís Carlos!
O destaque
O atacante Dico, do Tiradentes, está demais. Foi ele o maior destaque da rodada. Na vitória sobre o Icasa, além dos três gols que marcou, deu show de bola. Aliás, Dico está fazendo um rosário de belos gols. Incrível: disputa com ele mesmo qual o gol mais bonito do campeonato, dentre tantos que marcou. É o artilheiro dos gols mais bonitos do certame.
Advertência
O lanterna Guarani pregou uma peça no Ceará: 3 x 2. Mas desta vez os dirigentes do Leão do Mercado não podem reclamar: o gol de Moré foi ilegal. Ele estava impedido. O Guarani começou melhor, mas o Ceará equilibrou e perdeu chances com Anselmo e Magno Alves. O Guarani criou bons momentos por iniciativa de Djalma. Pela produção, o placar justo teria sido o empate. Foram semelhantes até nas contribuições. No gol de Lulinha, Marcelo desviou para as redes. No gol de Ricardinho a barreira do Guarani contribuiu. Resultado complicou o Ceará.
Recuperação
Aí está o Eusébio numa foto batida no Hospital Otoclínica onde foi operado em razão de fratura da fíbula. O atleta do Ceará recebeu especial atenção das funcionárias do hospital. A partir da esquerda: Simone, Célia, Neida (sem touca, mais perto da cama) e a última mais atrás é a minha filha Jeanine. Eusébio passará três meses fora dos gramados.
Ascensão
Edinho há aproveitado bem as oportunidades. Ontem, além do gol da vitória do Leão, foi muito boa a sua participação no aspecto coletivo. Ele explicou que, quando viu Assisinho se preparando para cruzar, notou a posição dos zagueiros do Horizonte. Entendeu que poderia se antecipar. E assim o fez. Deu certo. Jovem Edinho está em plena ascensão.
Selecionadas
Hoje em Londres Brasil x Rússia, seleções principais. De 1994 a 2006, 4 jogos, 3 vitórias do Brasil (2 a 0 na Copa do Mundo de 1994; 5 a 1 amistoso em 1998 aqui no Castelão; 1 a 0 em 2006, amistoso em Moscou). O empate (2 a 2) foi noutro amistoso em Moscou em 1996. Atual ranking da Fifa: Brasil, 18º; Rússia, 10º. (Dados de Airton Fontenele).
"O jogo foi difícil, mas deu para segurar a vitória e a liderança. Temos que dosar energias, pois há uma maratona pela frente. Mas graças a Deus está tudo bem".
Jackson Silva
Volante do Fortaleza (sobre as dificuldades diante do Horizonte)