Possível final cearense
São boas as possibilidades de a Copa do Nordeste ter na final Fortaleza x Ceará. Mas tal observação não pode ser tomada como definitiva. Cometerá equívoco de percepção quem entender assim. Segundo analistas, o Campinense é teoricamente inferior ao Leão porque formado por alguns atletas que não conseguiram afirmação total aqui como Thiago Granja, Dedé, Panda, Bismarck. Essa apreciação tem valor relativo. Os tricolores sabem disso. Já no que toca ao Asa, há um certo preconceito porque time do interior de Alagoas. Ora, o Ceará deve evitar sentimento de superioridade. O Asa tem, apesar de ser do interior, tem sete títulos estaduais, inclusive o de 2011. E há anos está na elite alagoana.
Comicidade
Há muito não via tantos lances hilariantes como os protagonizados pelo goleiro Eufrásio e zagueiros do São Benedito na derrota para o Ferrão (7 x 2). Houve um em que zagueiro abriu e fechou as pernas, mas Eufrásio conseguiu passar a bola por entre as pernas desse beque. O Ferrão, que não tinha nada a ver com isso, foi faturando.
Sensatez
Recuperar o gramado do PV, sim. Arrancá-lo totalmente para fazer nova drenagem, não. Por que gastar sem necessidade R$ 500 mil? Tudo para alguns treinos da seleção brasileira e de algumas outras seleções? Os jogos serão no Castelão, gente. Botem noutro local tapetes vermelhos e pedrinhas de brilhante para as celebridades que virão...
Um pito na defesa
Nas condições normais, se não houver as surpresas que o futebol oferece, todos os aspectos favorecem ao Ceará: torcida, local do jogo e vantagem de três resultados (0 a 0, 1 a 1 e 2 a 2). Mas isso não é tudo. Não esqueçam o que Didira fez na fase inicial do jogo em Arapiraca: ditou normas em campo. O técnico Ricardinho sabe o que experimentou de dificuldades lá. Ainda bem não mais precisará de improvisações na ala direita, motivo de tanto pânico e apreensões na partida de ida. De qualquer forma, cabe um pito na defesa que, por desatenção, tomou três gols.
Recordando. A celebração do centenário de fundação do Colégio Cearense Sagrado Coração (1913 -2013) trouxe à memória o time de futebol de salão, destaque na Olimpíada interna (1970). Carlos César (hoje médico) e Carlos Henrique. Joacyran, Pedro Rocha (hoje dentista) e Rubens Rocha.
Está demais
Giancarlo, do Ferrão, está demais. É o artilheiros dos artilheiros do Brasil. Cinco gols num só jogo. Só não bateu a marca de Haroldo Castelo Branco, do Fortaleza, que, na década de 1960, fez sete gols na vitória sobre Gentilândia (12 x 1). O maior desafio de Giancarlo será na próxima fase, quando terá a marcação das defesas do Ceará e do Fortaleza.
Repensar
Maracanã subiu em 2012 e já caiu agora. São Benedito subiu em 2012 e também já está praticamente fora. Trairiense subiu em 2011, caiu em 2012. Crateús subiu em 2011 e caiu em 2012. Desses, apenas uma ressalva: Crateús não perdeu a vaga em campo, pois no futebol fez bom trabalho. Crateús caiu no tapetão. Mesmo assim foi lamentável.
´´Eu sou como novela: só presto nos capítulos finais. Garantimos a vaga com antecedência e estamos testando alguns jogadores para saber que opções teremos nesta reta final".
Francisco Diá
Técnico do Icasa