Matéria-1236510

Exigência demais

O prefeito Roberto Cláudio confirmou que o gramado do PV será substituído e a drenagem modernizada, de acordo com as exigências da FIFA. Exorbitante exigência. Ora, vi no PV os mais famosos jogadores do Brasil: Pelé, Garrincha, Nilton Santos, Bellini, Vavá, Orlando, Zico, Dinamite, Rivelino... Todos jogaram no PV e nada reclamaram, sendo na época o gramado e drenagem semelhantes aos de hoje. Será preciso mesmo gastar tanto dinheiro apenas para alguns treinos da Canarinho e de poucas seleções de fora? Claro que não. Uma despesa elevada e desnecessária. Mas, quando a FIFA quer, não pode ser contrariada. Então vamos gastar entre R$ 500 a R$ 600 mil... Quem pode, pode.

Castelão

O Ceará é o favorito diante do ASA no Castelão. Mas vale um lembrete: no ASA, Tiago Garça, Didira (principalmente este), Thalysson e Léo Gamalho são jogadores perigosos. O Asa tem bons valores e sabe o que quer. Defesa do Ceará não pode dar bobeira como as do primeiro tempo tem tampouco tipo a que resultou no empate (3 x 3).

Vida

Está um primor a biografia do ídolo Mozart Gomes, o melhor jogador cearense de todos os tempos, contada no livro escrito por Saraiva Júnior. Lançamento quinta-feira, dia 28, às 19 horas, na Parque Recreio (Av. Rui Barbosa). Imperdível. Mozart brilhou no Gentilândia, Fortaleza, Remo, Náutico, Fluminense/RJ, América, Ceará e Ferroviário.

Piso

Neymar, Messi e outras "celebridades" do futebol de hoje só podem pisar em pedrinhas de brilhante? É ventilação muita. Sim, e quando o Santos e os demais times do Rio e de São Paulo atuam em estádios do interior, nos "estaduais", exigem gramado "modelo Fifa"? Sou a favor de gramado bom. Tudo bem. O do PV bastaria um trato e logo voltaria ao ponto ideal como estava na inauguração. Vi os campos onde o Brasil treinou em Asti na Itália (Copa de 1990) e Ozoir-la-Ferrière na França (Copa de 1998). Nenhum tinha gramado melhor que o do PV.

Limitações

O técnico coral, Gilson Maciel, foi incisivo. Afirmou que seu time jogou melhor, mas perdeu do Tigre num lance isolado em que a defesa do Ferrão falhou. Concordo. Sobre a próxima fase disse: "Será um outro campeonato, de nível mais difícil. Teremos de fazer contratações, mas não podemos fugir do orçamento. Há um projeto e temos de segui-lo".

Recordando. 1992. Estádio Presidente Vargas. Ceará Sporting Club. Ivanhoé, César, Marinaldo, Santos, Leo e Pecos. Monga, Formiga, Cláudio Adão, Sérgio Alves e Ivanildo. (Colaboração de Marcos Campelo).

Rendimento

Não se admite uma queda de produção como a que o Fortaleza teve na fase final diante do Campinense. Se o Leão jogar como atuou no primeiro tempo no Castelão, terá chances de garantir a vaga; se, como no segundo tempo, correrá riscos em Campina Grande. Aqui mesmo por pouco não tomou o gol de empate. Olho vivo, Vica!

´´Nosso time tem média de idade bem baixa. Os jogadores mais experientes, como Tinga e Valdo, são importantes dentro e fora de campo. O amadurecimento vem daí".

Foguinho
Meia do Ferroviário