Matéria-1232609

Equipes equiparadas

Respeitável time do Vitória, mas nada de extraordinário. Há bons jogadores como Deola, Rodrigo Mancha, Michel, Renato Cajá e Marcelo Nicácio, mas nenhum muito acima do padrão geral da atual Copa do Nordeste. Entendo até que os adversário do Ceará na fase classificatória foram teoricamente mais fortes que os do Vitória. O Ceará enfrentou Bahia, ABC e Itabaiana. O Vitória enfrentou América, Salgueiro e Asa. A campanha do Vitória, em números, foi reconhecidamente melhor, mas esses valores se desvinculam quando o processo passa a ser o mata-mata. As equipes, na minha avaliação, estão equiparadas

Cuidado

O Ceará necessariamente terá de ser ofensivo hoje. Aí estão Luís Henrique, Anselmo e Magno Alves. Mas faço uma advertência: ao ataque sem descuidar da marcação, que deve ficar atenta aos processos de contra-ataques. Motivo simples: sofrer gol em casa é elemento complicador em vista dos critérios de desempate.

Treinador

O técnico Sérgio Alves ganhou o "Cearense sub-20 2013" e mais quatro títulos nas categorias de base pelo Ceará. Mas o insucesso na Copa São Paulo trouxe incompreensões em Porangabuçu. Numa carta, Sérgio deixou claro que se desentendeu com "alguém". Preferiu sair. Resolveu agora ser técnico profissional. Buscará seu espaço. Está certo.

Recordando

A nova geração de torcedores do Fortaleza não conheceu Zé Mário, lateral-direito campeão cearense pelo Leão em 1959. Zé Mário, que hoje mora no Rio de Janeiro, era tão bom que, mesmo depois de ter encerrado a carreira, foi convocado para a Seleção Cearense. É que o técnico carioca Jorge Vieira fora contratado pela então Federação Cearense de Desportos (hoje FCF) para dirigir a nossa seleção. Jorge fora informado sobre o talento de Zé Mário e o convenceu a voltar a jogar. Zé Mário ainda fez alguns treinos, mas me parece que abdicou do convite.

Novo momento

Em boa hora o Horizonte contratou o zagueiro Erivelton, ex-Ceará. Ele está no mesmo nível dos melhores zagueiros do futebol cearense. Certamente dará mais consistência à defesa do Horizonte nesta reta final da fase classificatória. Até hoje não entendi a razão por que a comissão técnica não quis a permanência de Erivelton no Ceará.

Mais bonita

Há goleiros fazendo milagres com espetaculares defesas. Uma delas foi praticada pelo goleiro do Ferroviário, Fernando Júnior, diante do Guarani/J no PV. O chute de Netinho, na diagonal, foi no ângulo esquerdo. Fernando voou literalmente e mandou a bola para escanteio. Até agora, a mais bonita defesa do "estadual".

A Aviação viveu ontem grande emoção no Catuleve na festa de despedida de Fabiana Stolf, primeira piloto desportiva do Ceará (na foto ao lado de seu instrutor, brigadeiro Sabino Freire). Ela vai morar em Porto Alegre. Em momentos, Fabiana assumiu a liderança da "Esquadrilha Asa Branca", composta por Sabino, Waldonys e André Nunes. O marido de Fabiana, André Stolf, que também é piloto, a tudo assistiu muito emocionado.

´´O Vitória está fazendo boa campanha, mas nós temos condições de ganhar o jogo e fazer a diferença para a partida de volta. A torcida tem de estar presente".

Anselmo
Atacante do Ceará