Matéria-1231138

Pausa para meditação

Terminada ontem a fase classificatória da Copa do Nordeste, vem a pausa para o período de Carnaval. A rigor, o padrão de jogo das chamadas grandes equipes esteve abaixo do esperado. Quero acreditar que a partir de agora, no mata-mata, haja significativa evolução técnica. Numa avaliação parcial, a Copa do Nordeste, embora não tenha alcançado ainda o mesmo interesse o havido na década de 1960, tende a crescer de importância. A premiação e o novo modelo organizacional, incluindo a forte mídia, estão dando boa visibilidade à competição. Mas percebo que esta só alcançará o grau máximo de apelo em 2014 quando então dará direito a uma vaga na Copa Sul-Americana.

Futebol e fantasia

Apesar das festas e da folia de Momo, o Campeonato Cearense terá quatro jogos em pleno sábado gordo: Horizonte x Guarany, no Domingão; São Benedito x Tiradentes, no Tarcisão; Maracanã x Crato, no Alcides Santos; Ferroviário x Guarani de Juazeiro, no PV (transmissão ao vivo pela TV Diário). Opção para todos os gostos, com ou sem fantasia.

Carneiro, ídolo

Hoje, às 19 horas, na Igreja Matriz de Pacatuba, missa de 7º dia pela alma do saudoso ídolo do futebol cearense, lateral-esquerdo Carneiro, que brilhou no Ceará, Fortaleza e Bahia. Seu nome completo: Hudson Machado Carneiro. Maranhense, viúvo, tinha 78 anos de idade. Compôs no famoso trio médio do Ceará: Cláudio, Claudinho e Carneiro.

Capenga

A Copa Norte/Nordeste, disputada na década de 1960, era mais completa, embora também apresentasse senões. A abrangência maior valorizava mais as disputas porque incluídas equipes do Piauí, Maranhão, Pará e Amazonas. Fica capenga uma Copa do Nordeste sem a inclusão de times do Piauí e do Maranhão. Como a atual disputa faz parte de um processo de resgate, é perdoável a omissão registrada. Mas inadmissível será a promoção das próximas edições sem que haja a correção deste lapso que a torna incompleta e discriminatória.

Show aos domingos

A bela repórter Denise Santiago chegou devagarinho, como quem não quer, querendo. E com extrema simpatia e competência, foi tomando conta dos espaços. Assim se estabeleceu como a musa do Debate Bola todo domingo, às 20 horas pela TV Diário. É com ela que interage o telespectador, mandando as mais diversas mensagens.

Ainda o mais bonito

O gol mais bonito do Campeonato Cearense 2013 continua sendo o de Dico, do Tiradentes na vitória (4 x 2) sobre São Benedito. Golaço. Ele fez fila, driblando seus marcadores e, com um toque sutil, tirou a bola do alcance do goleiro. O nome do Dico é Acrízio Militão de Castro. Ele tem apenas 25 anos. É natural de Quixadá.

Recordando. Logo após o Carnaval o escritor Saraiva Júnior marcará a data de lançamento do livro mais esperado pelos desportistas alencarinos, ou seja, o que conta a história de Mozart Gomes, Mozarzinho, o melhor jogador cearense de todos os tempos.

´´Por uma questão de justiça, o apoio e as verbas destinadas aos grandes clubes cearenses deveriam contemplar também, e de forma igualitária, o Ferroviário".

José Rego Filho
Radiodifusor