Matéria-1227046

Oportuno acordo

No antigo Castelão havia espaço próprio para todos os cronistas credenciados pela Apcdec e Abrace. Com a reforma do estádio, a nova administração pregou aviso: só teriam acesso ao estádio os cronistas indicados pelas empresas de comunicação. Logo veio o questionamento: os demais cronistas, também amparados por lei federal, ficariam fora? A princípio, sim. Mas a pronta reação da Apcdec sensibilizou os novos gestores da Arena Castelão. Após debates sobre o assunto, enfim ficou acordado que todos, como antigamente, terão acesso normal. Vitória da lei. Vitória da classe que mais apoia a divulga o futebol cearense. Para o cronista, futebol não é diversão: é trabalho duro mesmo.

Os melhores

Por mais paradoxal que pareça, o melhor jogo que eu vi este ano não foi com a presença de nenhum dos chamados grandes do futebol nordestino. Na verdade foi Guarany 3 x 3 Tiradentes, no Junco em Sobral, válido pelo Campeonato Cearense. Quanto ao melhor time, fico por enquanto com o Confiança, de Sergipe.

Lento progresso.

Tempo ao tempo para o Ceará ajustar suas linhas. No seu segundo jogo (0 a 0 com o Itabaiana), o Vovô pouco evoluiu. O problema é que a Copa do Nordeste, pela rapidez de sua execução, não permite demora. É uma competição esquisita, que já começa terminando. Daí as preocupações decorrentes do lento progresso alvinegro.

Recordando. A partir da esquerda: Gilvan Dias e Pacoti. Ingressei no rádio através do programa "Tarde Esportiva" que Gilvan comandava na Rádio Uirapuru em 1965. Gilvan morreu em 2007. Foi goleiro, técnico, repórter e presidente a Apcdec durante muitos anos. O ex-atacante Pacoti está bem de vida. Brilhou no Ferroviário, Sport/PE, Vasco/RJ e Sporting de Lisboa.

63 mil lugares

Ainda bem os novos gestores do Castelão perceberam a importância do cronista esportivo no contexto. E, de forma sensata, recuaram. Isso é bom para um relacionamento de recíproco respeito. Quando passar a atual euforia da reabertura e a vida voltar ao normal no Castelão, seus 63 mil lugares dificilmente serão ocupados num só jogo. Nos últimos dez anos, em nenhuma decisão do Campeonato Cearense ou em jogos da Série A do "Brasileirão" houve público igual ou superior a 63 mil pagantes. Portando, sobrarão espaços. Logo...

Convocação

Se é para preparar a Canarinho, visando à Copa do Mundo (2014) e Olimpíada (2016), o jovem atacante cearense, Osvaldo, do São Paulo, deveria ter sido convocado. Ele mais uma vez deu show de bola, sendo o melhor em campo na vitória do São Paulo sobre o Bolívar (5 x 0) pela Taça Libertadores da América.

Mais jogos

Dos vinte jogadores convocados por Luís Felipe Scolari para o amistoso da Seleção Brasileira em Londres, (dia 6 de fevereiro), os quatro com maior número de partidas pela seleção principal são: Ronaldinho Gaúcho (99 jogos), Júlio César (64), Daniel Alves (60) e Luís Fabiano (44). O zagueiro Dante é o estreante. (Dados de Airton Fontenele)

"Minha expectativa para o Ronaldinho e o Neymar é bem simples: quero que joguem o futebol que sabem, porque melhor do que eles poucos são".

Luiz Felipe Scolari
Técnico da Seleção Brasileira