Segredos dos ventos
A manhã deste domingo será diferente para os fortalezenses: as jangadas ornamentarão o mar em mais uma prova do circuito cearense. Por iniciativa do diretor da TV Diário, Roberto Moreira, houve em 2009 a retomada da tradicional competição. Desde então, o circuito ganhou visibilidade nacional. Há jangadas favoritas pelo desempenho de sua s tripulações. São elas: Shalon, Gabi, Raquel, Ceilândia, Imperatriz, N. S. dos Navegantes, Vilani, Romelita, Ruth, Gedeão, Marli, Ipu, Vendaval e N. S. das Graças. Vantagem terá quem mais cedo descobrir os segredos dos ventos do dia.
Exemplo. O pescador Possidônio Soares, presidente da Colônia Z 8, tem sido parceiro importante desde a retomada da Regata de Jangadas em 2009. Competir no mar é também confraternização.
Ao vivo
A TV Diário mostra ao vivo, a partir de 10 horas desta manhã, a prova de jangadas. Cito alguns jangadeiros que se destacam por suas habilidades: Erenildo Batista, Elóildo Ribeiro, Milton César, Elói, Paulinho, Anésio e Suévio. Eles são referência.
Surpresa
Assim como no futebol, a competição de jangadas também tem suas "zebras". Na segunda prova de 2011, a jangada Gabi estava a poucos metros da chegada. A tripulação já comemorava. Aí o eixo da vela quebrou e a Gabi perdeu a prova.
Opções
Para cada modalidade esportiva, há um estilo de narração, quer pelo rádio, quer pela televisão. No caso da corrida de jangadas, o locutor deve estar atendo às posições que nem sempre ficam bem definidas. As cores das velas e os números ajudam. Mas não é tão fácil.
Componentes
A direção e a velocidade do vento merecem atenção dos jangadeiros. A leitura correta desses componentes é essencial. Às vezes, abrir demais numa curva pode parecer erro incontornável. Mas ao voltar à reta a jangada ganha velocidade e cria condições para vencer.
Comentarista
Mestre João é um veterano pescador. Ele, na sua simplicidade, faz como poucos perfeita leitura da influência dos ventos. Nas transmissões da TV Diário, Mestre João, como convidado, tem participado como comentarista. Acerta a maioria das previsões.
Vencedoras
Desde 2009, foram realizas em Fortaleza seis regatas. As vencedoras foram Shalon (2009), Gabi (2010), Gabi (agosto de 2011), Raquel (dezembro de 2011), Gabi (junho de 2012), Ceilândia (dezembro de 2012) e Gabi (julho de 2013). A Gabi é tricampeã.