Estádios em paz
Esta época de Natal, nascimento de Jesus, própria é a mensagem de paz, pois Ele é a própria paz. Está no Sermão da Montanha: "Bem-aventurados os mansos porque possuirão a terra". Em outro trecho do Evangelho de Mateus está posto: "Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma". É de paz e mansidão a pregação de Jesus. O futebol brasileiro precisa de paz, dentro e fora dos estádios. Este ano, o Brasil foi palco de agressões e mortes em praças esportivas. Não dá mais para tolerar tanta violência no esporte. Mensagem de paz a você leitor. É o que cuido de transmitir neste tempo tão adequado à reflexão e ao recolhimento espiritual.
Esforço - Logo que assumiu a presidência do Ferroviário, Edmilson Júnior esteve no Debate Bola. Até fez pose de apresentador. Prometeu que, dentro da disponibilidade financeira, faria bom time. E está conseguindo, não só pela presença de Iarley, mas pelos demais nomes como Sami, Vagno, Victor Cearense, Jack Chan, dentre outros.
Lista geral
No A Grande Jogada (TV Diário), Mariana Sasso pediu-me uma análise sobre as contratações feitas pelos times cearenses. Ela quis saber se faltava alguma coisa ou se estavam de bom tamanho a montagem das equipes. Resposta simples: está na medida inicial. Claro que no transcorrer das disputas gradualmente serão detectadas carências. Aí, sim, serão feitas as contratações complementares. A lista geral até me surpreendeu positivamente. Os times terminaram o ano prostrados pelas eliminações, mas não se deixaram dominar pelo desânimo.
Retorno
Gostei muito da entrevista de Júnior Pipoca no Debate Bola. Profissional consciente de seu papel. Com larga experiência no futebol europeu, Júnior tem a dimensão exata do que pode oferecer ainda, com qualidade. Parou por alguns meses, mas não suportou a saudade. Deu vontade de voltar. Está voltando. "Ainda tenho futebol para mais dois ou três anos. E vou continuar jogando, enquanto me sentir bem e gostando de atuar", disse.
Cenário
Sempre que entrevisto técnicos e jogadores sobre a situação dos estádios cearenses, a maioria afirma que os dois que mais precisam de urgente reforma são o Abilhão em Quixadá e o Perilo Teixeira em Itapipoca. Pelo tempo que esses dois municípios fazem parte da Série A cearense, já deveriam oferecer cenário melhor.
Eles sabem
O técnico do Tiradentes, Filinto Holanda, afirmou que o atacante Dico segue mostrando futebol de elevado nível. Até hoje não entendi a razão por que Dico não deu certo no Fortaleza. Pouquíssimas chances Dico teve com Hélio dos Anjos e com Luís Carlos Martins. Resultado: o Fortaleza pagou o pato pela teimosia desses treinadores.
Notas & notas
Hoje, às 19 horas, na Casa Santa Rosa Viterbo (Av Universidade, 1896), missa pela passagem do oitavo ano de morte do Ten Cel Lindenberg Andrade, ex-piloto do Ciopaer. Antes, às 16 horas, haverá também um culto ecumênico em memória do saudoso ex-aviador da Corporação.