Desgaste Evitável
Bechara, Júnior Pipoca, Filinto Holanda, Ari, Dudu Cearense, Mirandinha, Celso Gavião, jogadores de ontem e de hoje. Eles tiveram experiência no futebol europeu. De todos ouvi a mesma colocação: na Europa o jogador não sofre tanto desgaste quanto aqui. Lá, os treinos são menos rigorosos e o número de partidas é menor. O técnico Filinto Holanda tem parceria com o futebol austríaco, onde passou temporada. O jogador Iarley, com a sua experiência internacional, pode levar o Ferrão a dosar melhor os treinamentos. Se há sobrecarga, chegou a hora de um basta nos desgastes evitáveis.
Valor. Ainda não conversei pessoalmente com Iarley, após seu retorno. Mas muito me alegra vê-lo no Ferrão. Ele é exemplo de profissional, de ser humano. Como se cuida muito bem, sabe o que poderá oferecer. Iarley está inteiraço.
Formação ideal. O técnico do Fortaleza, Marcelo Chamusca, luta contra o tempo. Do primeiro treino, que comandou logo após aqui chegar, ao momento presente, muitas mudanças aconteceram. Do pequeno grupo inicial ao grupo com novas contratações, a busca pela formação ideal. Este é o trabalho mais difícil para o treinador.
Coisa nossa
Rafinha, Dante e Thiago Alcântara, três brasileiros no Bayern de Munique campeão mundial 2013. Ótimo. Talento nosso num futebol de estilo diferente como o alemão. "É fabuloso este futebol brasileiro, quantas vitórias consegue pelos gramados do mundo".
A frase
O autor da frase do tópico acima é Pedro Luiz, narrador que deu baile na Copa de 1958. Realmente, há futebolistas brasileiros espalhados por todos os continentes. Onde há um título internacional, há brasileiro entre os campeões.
"Continuem acreditando na gente. O trabalho está sendo feito da melhor maneira possível. Um 2014 de paz e conquistas em campo".
Evandro Leitão
Presidente do Ceará (no site do clube)
Tempo útil
A vida profissional de um jogador de futebol é curta demais. Se não sofre tantas lesões, pode esticar a 15 anos. Mas isso é exceção. Num período de 12 anos, tem de fazer seu pé-de-meia. Hoje, atleta com mais de 30 anos de idade, já passa a ser visto com certas restrições.
Observação
O Fortaleza, num treino, ganhou do Safece (Sindicato dos Atletas) 3 a 0. Chamusca usou 24 atletas. Trabalho de observação. Muitas vezes, em treinos assim, de menor importância, o técnico descobre detalhes essenciais para a formulação definitiva. Olho clínico faz a diferença.
Bom senso
Jogador de futebol não é carro de Fórmula-1, que bate, é destroçado e já na corrida seguinte está inteiro, recuperado. Recompor a máquina humana não é assim. A luta da turma do "Bom Senso" faz sentido, desde que não assuma postura radical.
Ao lado do PV
Se querem fazer o pré-carnaval na Gentilândia, o local ideal é na Rua Paulino Nogueira, entre a Marechal e a Expedicionários: de um lado o PV e do outro a Escola Técnica. Não há casas nem apartamentos. Teoricamente os moradores do bairro sofrerão menos.