Posições ameaçadas
Dois dos candidatos ao G-4 da Série B entram em campo hoje: o Figueirense pega um Asa humilhado e lanterna; o América/MG enfrenta um Joinville desmontado porque mandou embora seis titulares. Se o Figueirense ganhar, ultrapassará os dois cearenses: derrubará do G-4 o Icasa e empurrará o Ceará para a sexta posição. Dormirá no G-4 e torcerá por tropeços de Ceará e Icasa amanhã. Se o América vencer, encostará de vez, mas não ganhará posições. Vejam como, nesta reta final, o número de vitórias e o saldo de gols podem mudar o rumo das coisas. Imprevisível desfecho.
Em alta. Juninho Potiguar é o artilheiro do Icasa com nove gols (Tadeu marcou onze, mas não mais integra o grupo). Juninho tem agora o grande momento de consagrar-se no Verdão. É em momentos assim que o talento faz diferença.
Recordando. O jogador Sereno atuou pelo Tiradentes e outros clubes profissionais daqui nas décadas de 1960 e 1970. Bom jogador. Narrei muitos jogos com destacadas atuações dele. Agora o meu amigo Paiva Filho me trouxe notícias de Sereno. Ele fabrica bolas e chuteiras de couro. Diz o Paiva que são produtos de alta qualidade. Fiquei curioso. Vou até sugerir uma matéria para a televisão. Sabe lá o que é isso: Sereno encara as grandes marcas do mundo? Dizem que sua produção é toda vendida. Aliás, no meu tempo de menino, havia apenas duas marcas de bola: a Drible e a Superbol. Hoje, mil marcas estão aí. Para cada Copa do Mundo, o nome de bola diferente. Lembrei do Zeoly Moreira: Bola de Meia, programa humorístico que fez o maior sucesso na Rádio Dragão do Mar nos anos 60/70.
Recado ao Verdão
De Gilmar Dal Pozzo, técnico do Chapecoense sobre o jogo com o Icasa: "Vamos fazer nosso trabalho, com o que temos de melhor, respeitando o campeonato. Independente de o nosso resultado favorecer alguém, não estou preocupado com a, b, c, nem um pouquinho".
Síntese
Acima um resumo do que pensa Dal Pozzo. Mas ele acrescentou que seu time reduziu a carga de trabalho esta semana, pois vinha no limite desde dezembro de 2012. Portanto, um freio nos treinos. O Verdão poderá tirar proveito disso.
"O torcedor incentivando nos treinos; o nosso momento; a fase importante da competição. Tudo isso faz o nosso astral o melhor possível".
Sérgio Soares
Técnico do Ceará
Sem segredo
O Palmeiras treina hoje às 10h no Estádio Morenão. Treino aberto a jornalistas e torcedores. Do time que atuou no Castelão, a maioria estará lá: Fernando Prass , Juninho, Henrique, Tiago Alves, Márcio Araújo, Valdivia, Felipe Menezes, Leandro e Alan Kardec. Portanto, do time que jogou aqui só apenas dois estão fora: Mendieta e Rony.
Últimas vagas
Tudo pronto. Mil especulações. Malas sobrevoam o território nacional. Últimas vagas para Pasárgada. Icasa e Ceará entrarão? Não é possível que pelo menos um não emplaque. Aí será frustração demais. Prefiro o otimismo: apoteose demais, com os dois lá. É possível. Acreditem. O futebol não é uma caixinha...
Em busca do Bi
Vagner Mancini, que já foi técnico do Ceará, tentará o título de bicampeão da Copa do Brasil, desta feita pelo Atlético/PR. Em 2005, quando dirigia o modesto Paulista de Jundiaí, Mancini ganhou a Copa do Brasil em pleno Rio de Janeiro, numa decisão histórica com o Fluminense. Agora, no jogo de volta diante do Flamengo no Maracanã, a parada me parece bem mais indigesta.