Coluna Tom Barros

Variadas observações

Imagens das copas. 1958. Copa do Mundo na Suécia. Após a vitória brasileira (5 x 2) na final sobre os donos da casa em Estocolmo, o meia Didi e o goleiro Gilmar abraçam o menino Pelé que, emocionado, chora em razão da conquista do primeiro título mundial.

Que seria de mim sem os leitores. Não seria. O leitor que critica, que elogia, que aprova, que contesta, que faz graça, que provoca, que insinua, que corrige, que colabora, que atrapalha, que erra, que acerta... Coisa recente, de São Luís/ MA, recebi de Marcos Caminha uma crítica. Ele afirma que, sem mencionar a fragilidades dos times concorrentes, exagerei ao dizer que o Fortaleza estava bailando em campo. E Marcos concluiu: "Chegou o momento de os profissionais da crônica cearense mudarem de mentalidade e cobrarem elencos melhores. Uma cidade como Fortaleza merece clubes na primeira divisão do Brasil". A vida é assim. Como poderia eu viver sem meus leitores.

Espaço

Quem analisa os comentários tem de observar os limites estabelecidos na apreciação. Quando digo Campeonato Cearense, estou limitando o espaço: refiro-me somente ao certame estadual. O time pode bailar no "Estadual", mas longe ainda de ter um padrão para a Série C. Mas no certame local brilha, cintila. É o que está ocorrendo.

Trânsito

Fortaleza x Tiradentes hoje, às 20h20, no PV. Pedimos encarecidamente à AMC que cuide da situação na Gentilândia. O fluxo desviado da Av. Carapinima tornou intransitáveis as ruas próximas ao PV. Calculem hoje com o público que vai ao estádio. Se não houver a presença de agentes do órgão de trânsito, certamente será um caos.

Baile

Li atentamente as colocações do leitor Marcos Caminha. Digo eu: contra fatos não há argumentos. O Fortaleza bailou em campo. Ora, com as goleadas aplicadas e 100% de aproveitamento, é ou não é verdade a ampla superioridade tricolor? O leitor questiona o baixo nível dos adversários. Tudo bem. Mas eu não exagero nem minto quando afirmo que o Leão bailou nas goleadas aplicadas. Eu não disse que o Leão estava no ponto ideal nem pronto para a Série C. Eu disse que, no "Estadual" o Leão estava bailando. E os números comprovam isso.

Recado

Antes de seguir para Recife, onde o Guarany/S empatou com o Náutico, o técnico Vladimir de Jesus foi enfático: "Vocês vão ter surpresa com nosso time. O grupo é bom. Vocês vão gostar". Preciso vaticínio. O combativo Guarany foi até merecedor da vitória. Sem alarde, Vladimir montou um time que deixou ótima impressão na estreia.

Curiosidade

O pesquisador Homero Benevides enviou-me interessante curiosidade sobre a F-1. Ele lembra que o espanhol Fernando Alonso é o primeiro piloto tri-vice-campeão mundial pela Ferrari (2010-2012-2013), superando Rubens Barrichello (primeiro bi-vice-campeão 2002-2004) e Michael Schumacher (1998-2006).

Dico
Atacante do Tiradentes

"Estou sofrendo pressão. Há uma cobrança muito grande para que eu volte a apresentar o mesmo futebol que apresentei no ano passado. Estou me esforçando para isso".