Leão goleador
Nem sete gols, nem seis gols, mas goleada sim: Leão, 4 a 0. Fase inicial de muitos passes e pouca conclusão. Os goleiros Luiz Henrique e Fernando Junior só contemplaram. Na fase final, o gol de Edinho logo no início desnorteou o Ferrão. Iarley perdeu a chance do empate. Depois disso, o Leão, com Gametá, Walfrido e Edinho, assumiu o controle. Ferrão teve início melhor e assim se manteve até aos trinta minutos. Mas parou aí. O Fortaleza se impôs e os gols vieram naturalmente: Edinho (2 a 0), Gametá (3 a 0) e Marcelinho (4 a 0). Sim, Walfrido ainda perdeu um pênalti.
Esperança. O jovem atacante Rafael, promessa coral, não lembrou o desempenho que teve diante do Crato. Na fase inicial, quando poderia ter deixado Iarley na cara do gol, preferiu concluir. Errou Precisa ser altruísta.
É festa. Magno Alves completa hoje 38 anos de idade. Nasceu em Aporá, na Bahia. Foi revelado pelo Ratrans. O ápice de sua carreira aconteceu em 2001 no Fluminense e na Seleção Brasileira (disputou a Copa das Confederações). Magno começa o ano supercampeão cearense 2013, autor de um dos gols da vitória sobre Horizonte na decisão, sábado passado. Vive momento feliz com a esposa, apresentadora Natália Varela, com quem tem filhos gêmeos, Levi e Lis. Momento especial. Parabéns, Magno.
O nome
Edinho, o destaque. Não apenas pelos dois gols que marcou, mas pelo que fez, mormente na fase final. Lembrei do Hélio dos Anjos que, quando treinou o Leão, cansou de dizer que, mais cedo ou mais tarde, Edinho reinaria absoluto. Pelo visto, esse tempo está chegando.
Sereno
Diretor de futebol do Leão, Adailton Campelo, deixou o cargo. Alegou ter sido vítima de deslealdade. Mas preferiu não incendiar o ambiente para não prejudicar o clube. Sereno seguiu. Melhor assim. Adailton está acima dessas contradições.
"Horizonte x Fluminense deve ser no Domingão. Lá já jogaram sem problema grandes times como Flamengo e Palmeiras".
Mauro Carmélio
Presidente da FCF
Amostra
Como está no "Aurélio": "Pedaço pequeno de mercadoria, apresentado ao freguês para dar uma ideia do todo". Foi assim o Ceará diante do Horizonte no seu primeiro jogo oficial do ano. Valeu pela fase inicial. Na segunda, virou "festival", com muitas substituições.
Ideia
Ceará ganhou o primeiro título de seu centenário. Deu para se ter uma ideia do que pretende Sérgio Soares. Barbalha ofereceu apenas razoável resistência. A inovação, começar o ano com a decisão da Taça dos Campeões Cearenses, foi experiência positiva.
Limitar
Sim, foi positiva a ideia de fazer a decisão da Taça dos Campeões Cearenses, mas foi negativa a decisão que permitiu elevado número de substituições. Para dar seriedade à próxima edição, seria interessante limitar o "troca-troca" que, na fase final, pareceu recreação.
Notas & notas
André Cassaco, brilhou na rodada: fez três gols na vitória do Horizonte sobre o Icasa (3 x 1). /// Lamentável a fratura sofrida pelo zagueiro Teles, do Icasa. /// Ontem, Carolina Romanholi foi a atração do Debate Bola. Competente e bela auxiliar de arbitragem.