Ceará em campo
Agora é oficial. É para valer mesmo. Hoje, na decisão da primeira Taça dos Campeões Cearenses diante do Barbalha, a torcida alvinegra finalmente terá em campo o novo time, projetado para os desafios do centenário do clube. O último jogo oficial do Ceará aconteceu no dia 30 de novembro de 2013. Faz mais de 40 dias que o time está distante da galera. No mundo do esporte, não pode haver muito tempo de recesso, já pela necessidade de interação, de troca de compromissos, de cobrança, de emoções. O Ceará 2014 começa a ser mostrado hoje. É apenas o passo inicial.
Remanescente. O ala Vicente, pela eficiência de seu futebol, foi mantido como titular no alvinegro para a temporada deste ano. Esse alagoano (Wellington da Silva Vicente), de 30 anos de idade, está em grande fase profissional.
Recordando. Não faz muito, escrevi sobre irmãos que atuaram no futebol cearense, mas esqueci alguns. O leitor Marco Antonio Lima Furtado lembrou de outros irmãos que aqui jogaram: Edmar e Edilson, Alzir e Alcir, Célio e Simão, Hamilton e Nonato Aires, Jorge Costa e Da Costa. Marcos pergunta se o saudoso goleiro Lulinha também teve um irmão goleiro que jogou no Ferroviário (Não lembro desse irmão do Lulinnha). O próprio leitor Marcos indaga se eram irmãos o zagueiro Nelson e Milton Bailarino. Não sei responder. O companheiro Paiva Filho lembra que seus irmãos Zé Maria Paiva e Adão Paiva atuaram no futebol profissional cearense na década de 1960. Não sei se eram irmãos Milton Bailarino e Nelson. O lateral-esquerdo Dodô não era irmão de Tiquinho, autor do gol do tetra do Ceará.
Modelo
Este ano o Ceará será totalmente ofensivo, só com um volante (João Marcos), como em 2013? Não creio. Ali havia a necessidade de vencer e vencer. Agora sem tal pressão, Sérgio Soares poderá alternar a postura tática de acordo com as circunstâncias.
Convicções
Sérgio Soares tem mais responsabilidade agora do que quando aqui chegou. Na época, pegou o bonde andando e não poderia mudar muita coisa. Agora, porém, o time está sendo montado de acordo com as suas convicções.
"Primeiramente estudei o time do Crato. Depois passei a estudar o Ferroviário. E examinei bem a sua forma de jogar. É um bom time".
Marcelo Chamusca
Técnico do Fortaleza (entrevista à TV Diário)
A rodada
Hoje, no Domingão, Horizonte x Icasa. Incrível: Horizonte fará seu terceiro jogo em casa e não venceu ainda (empates com Guarani/J e Tiradentes). Não sei o que há, pois tem potencial para produzir mais. /// Em Juazeiro, Guarani x Quixadá. Jogo difícil. O Quixadá, que está com bom time, segurou o Icasa. Guarani que se cuide.
Solidariedade
Inteligente a ação da FCF ao aliar hoje o interesse pela decisão da Taça dos Campeões à promoção da solidariedade. Esta se dará mediante a arrecadação de alimentos (preço simbólico do ingresso, mais dois quilos de alimentos não perecíveis). Estes serão destinados a entidades beneficentes indicadas por Ceará e Barbalha.
Melhor avaliação
O presidente do Ferroviário, Edmilson Júnior, assumiu o cargo num período em que o time estava sem jogos oficiais e sem receita. Certamente não pensava num começo de ano tão animador. Na função, este será seu primeiro clássico. E pleno de esperança pelo que o time produziu na estreia. Ótimo momento para definitiva avaliação.