O algo mais do Verdão
Lembrei da declaração do ótimo goleiro do Icasa, João Ricardo. Quando o Verdão garantiu a permanência na "B" para 2014, ele disse que agora, sem afobações, o time poderia buscar algo mais. Esse algo mais ganhou corpo e virou o alcançável sonho de subir para a Série A. Portanto, para evitar ansiedades ou tensões, é bom que o Verdão continue assim, ou seja, certo de que já fez bonito. Aí, sereno, consciente, vai seguindo. E o algo mais virá naturalmente por acréscimo. Portanto, joga o nervosismo para o outro lado. O Verdão está no lucro. O ABC é que está no aperto.
A diferença. Magno Alves, o ídolo do Ceará, Já marcou 18 gols nesta Série B. O ídolo do Sport, Marcos Aurélio, já marcou 19 gols. Mas hoje quem está em casa é Magno, que vive ótima fase. O gol dele diante do Atlético/GO no Serra Dourada foi um primor.
Ao ataque
Léo Gamalho, Lulinha, Magno Alves, Mota, Ricardinho. Vozão vai para o tudo ou nada. Ao ataque. É o jeito assumir riscos, mesmo sabendo que a artilharia do Sport (57 gols) só perde para a do Palmeiras (61 gols). Um alerta: cuidado com o artilheiro Marcos Aurélio.
Tem de ser assim
Nestes últimos jogos, não há mais o que temer. Se o time não for ousado, jamais alcançará o G-4. O Ceará não tem margem de pontos para se resguardar. Deixou passar todas as chances para acumular alguma reserva. Hoje paga caro por isso.
"Há entre nós uma concentração máxima. Não vai faltar nem garra nem determinação. Temos de conter a ansiedade".
Fernando Henrique
Goleiro do Ceará
Zelo profissional
O jornalista Ilo Santiago e o fotógrafo Cid Barbosa reafirmam: Paz de Lira prometera R$ 500 mil aos atletas do Icasa caso subisse para a Série A. Se Lira repensou os valores, não haveria problema. Ilo e Cid, profissionais sérios e íntegros, fariam o reparo. Foi desnecessária e inábil a nota de repúdio do Icasa num assunto tão simples.
Solidariedade
Hoje cada atleta do Ceará entrará em campo com uma criança que está em tratamento no Centro Pediátrico do Câncer, hospital da Associação Peter Pan (convênio Hospital Albert Sabin). O ato visa a ampliar o debate em prol do diagnóstico precoce entre crianças e adolescentes. É o Ceará vestindo o "Novembro Dourado" no Castelão.
Rotatividade
Errei. Diante de tantas idas e vindas de treinadores, acabei me confundindo e citei Leandro Campos como se ele estivesse no ABC. Mas é Roberto Fernandes (Foto), meu amigo de boa passagem por aqui, quem está à frente do ABC nesta reta final. Leandro Campos deixou o Guaratinguetá e assumiu o Treze/PB na quarta-feira passada. Desculpe a nossa falha.
Recordando. Na década de 1960 trabalhei com José Monteiro e com Jair Monteiro, dois irmãos que narravam futebol. Foi na Rádio Uirapuru de Fortaleza, que tinha como slogan "A Casa do Esporte". José Monteiro era também promotor de Justiça. Morreu faz muitos anos. Depois, perdi contato com Jair Monteiro, que abandonou o rádio. Há alguns dias, vi nota de pesar da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP), na qual expressava sinceros sentimentos pela morte de José Jair Teles Monteiro, promotor de Justiça aposentado. Aí voltei no tempo. Relembrei o Jair narrando futebol no PV. Tinha voz grave, bonita. Se a família tiver alguma foto do Jair na época em que ele era narrador de futebol, gostaria de publicá-la. Fico aguardando.