Coluna Tom Barros

Seguidas desilusões

Manter o pensamento positivo é uma necessidade. Mas não há como deixar de lado a realidade com suas verdades cristalinas. O Ceará falhou em todas as chances que teve na hora de fechar o cerco para chegar ao G-4. No Castelão, só empatou (1 x 1) com o Paraná. Em Chapecó, empatou (1 x 1). Novamente no Castelão, empate (1 x 1) com o América/MG. Em Goianinha, derrota (1 x 0) para o América/RN. Portanto, nas quatro chances faltou ao alvinegro aquela força superior que caracteriza os times em acelerada ascensão. Faltou algo mais. As seguidas desilusões quebram o otimismo e lançam dúvidas no próprio elenco. Sensação de desesperança aumenta a cada rodada.

Recordando. Saudade do querido Lulinha, ex-goleiro que tanto brilhou no Ceará, Fortaleza, Calouros e Seleção Cearense. Sua morte anteontem deixou consternada a torcida cearense. Na foto, com craques da década de 70. A partir da esquerda: Salvino, Cícero Capacete, Lulinha e Marcos do Boi (Arq. de Elcias Ferreira).

No PV

Quebrou a cara quem pensou que Castelão superlotaria para ver Portuguesa x Flamengo. Quem superlota estádio é ídolo nacional, coisa que o Flamengo no momento não tem. Daí o público pagante de 21.967 torcedores. Pensando bem, teria dado para fazer esse jogo até no PV. O torcedor aprendeu a ser mais exigente.

Gente de fora

Não sou contra a vinda de técnicos de fora. Foi um técnico de fora, Luís Carlos Cruz, que subiu o Fortaleza para a Série A em 2002. Foi um técnico de fora, PC Gusmão, que subiu o Ceará para a Série A em 2009. Sou contra o pouco caso que fazem dos vitoriosos técnicos cearenses que não têm chances concretas nos times grandes daqui. Discriminação.

Interdependência

Os adversários diretos do Icasa são Avaí/SC e Sport/PE. Mas o Verdão está de olho também nos concorrentes que têm um jogo a menos: o próprio Avaí e o América/MG. Hoje o Avaí enfrenta o Atlético/GO no Serra Dourada e o América/MG recebe o Paysandu no Estádio Independência em Minas Gerais. Se o Avaí empatar ou perder, ótimo para o Verdão. Da mesma forma se o América/MG empatar ou perder. Se houver vitória de Avaí e América/MG, os desafios do Icasa ficarão mais complicados, pois ampliado estará o leque de concorrentes diretos, sem se falar no Paraná.

Santo de casa

O técnico cearense Flávio Araújo foi campeão brasileiro da Série D em 2012 pelo Sampaio/MA, subindo-o para Série C. Agora ele foi mais longe: já classificou o Sampaio para a Série B 2014. Aqui, mais uma vez o Fortaleza não acreditou neste técnico da terrinha. Preferiu gente de fora. Santo de casa não obra milagre. Há quatro anos o Leão pena.

Resposta

Elias, meia do Flamengo, após o empate com a Portuguesa no Castelão, fez um desabafo que merece reflexão: mesmo com mais de 21 mil flamenguistas no estádio, ele bradou ao sair de campo: "Esta não é a nossa casa". Perguntado se tinha considerado o público pequeno, afirmou: "Não se trata disso, a questão é que aqui não é a nossa casa". Aprendam...

"Há bem poucos dias, o Ceará tinha a melhor campanha da segunda volta da Série B. Só não poderia ter falhado tanto como falhou na hora desses jogos decisivos".

Lula Pereira
Técnico de futebol